quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Baunilha e Chocolate de Sveva Casati Modignani


MODIGNANI, Sveva Casati - Baunilha e chocolate. 13ª ed. Porto : Asa, 2006. 415, [1] p.. ISBN 972-41-2869-5

Baunilha e chocolate é um romance que nos faz pensar sobre a vulnerabilidade das relações e a necessidade de um grande investimento nas mesmas para que de facto sejam duradouras e satisfatórias.

Sveva Casati Modignani, numa linguagem simples e com um ritmo regular, dá nos a conhecer a vida do casal Andrea e Penélope. Ela, uma mãe extremosa, dona de casa exemplar e esposa conformada. Ele, jornalista, pai amado, mas ausente e marido infiel e pouco dedicado. Os anos vão passando, permeados de grandes discussões, mas ambos vão se deixando ficar na relação, apesar desta ter perdido o encanto inicial. Como frequentemente acontece, vivem acomodados às suas vidas. Até que um dia a “bolha” rebenta e Penélope decide deixar o marido e os três filhos para fazer um balanço sobre a sua vida.

“Querido Andrea, desgraça da minha vida,
tantas vezes ameacei ir embora, e nunca o fiz. Agora, vou-me embora. Sabes como sou lenta, mas tenaz, nas minhas decisões.
Em dezoito anos de casamento fui medindo o teu egoísmo, a tua capacidade de mentir, os teus medos, a tua infantilidade.
Não quero saber como te vais arranjar sem mim, uma vez que, sozinho, não és sequer capaz de abrir uma lata de cerveja. (…)

A separação é para ambos uma oportunidade para reflectirem sobre as suas respectivas existências. A distância permitirá que façam um balanço sobre o passado, o presente e o futuro, e fará também com que ambos descubram que o amor que os uniu ainda está vivo. Será que vão a tempo de o salvar?

Um livro que nos envolve do princípio ao fim, e que muitas vezes nos faz parar para reflectir sobre os nossos próprios relacionamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!