quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Literacia informacional

Na revista Notícias Magazine nº 923 de 31 de Janeiro pode ler-se um interessante artigo sobre o uso da Internet intitulado “Geração copy/paste” que apresenta algumas das conclusões da investigação “A literacia informacional no espaço europeu do ensino superior: estudo da situação das competências da informação em Portugal”, coordenado por Armando Malheiro, docente e investigador em ciência da informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Uma das conclusões do estudo é a constatação de que existem ainda grandes lacunas na chamada literacia informacional, entendida como “as competências e a capacidade selectiva e sintetizadora na busca e no uso da informação”.

Em poucos anos a Internet tornou possível o acesso à informação e ao conhecimento de uma forma global e acessível a todas as pessoas. Porém a evolução desta nova ferramenta foi tão rápida que quase não houve tempo para perceber como gerir toda essa informação, de que ferramentas precisamos para a transformar em conhecimento e aproveitar todas as suas potencialidades.

Os jovens interagem com estas novas tecnologias com uma facilidade impressionante, mas será que o seu nível de conhecimento está a acompanhar a facilidade com que actualmente conseguem aceder à informação?

“Pesquisar um tema é muito mais do que fazer copy/paste. É procurar várias fontes de informação, é comparar, analisar, seleccionar, transformar.” É ainda saber usar a capacidade de reflexão e ter espírito crítico.

Pode ler o artigo na íntegra na Biblioteca Municipal e se pretende obter mais informação sobre esta investigação consultar o sítio:
http://web.letras.up.pt/eLit/index.htm

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Esplêndida explanação do conteúdo! Curso Gestão da Informação na UFPE e estou fazendo um trabalho sobre Literacia e Competência Informacional. Fazendo minhas pesquisas encontrei o seu blog, e gostaria de dizer que esse texto me inspirou bastante. "Comparar, analisar e selecionar". Mas como desenvolver métodos para isso? Esse é o verdadeiro desafio de um gestor.

    ResponderEliminar

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!