terça-feira, 1 de junho de 2010

Livro do Mês: Concerto no fim da viagem

HANSEN, Erik Fosnes - Concerto no fim da viagem. 1ª ed. Lisboa : Presença, 1996. 434 p. ISBN 972-23-2106-4

No dia 10 de Abril de 1912, o Titanic, o maior navio de passageiros de todos os tempos, inicia a sua viagem inaugural, partindo da Inglaterra com destino a Nova York. A bordo, mais de 1500 pessoas. Cinco dias depois embate num icebergue e afunda em alto-mar. Nenhum sobrevivente.

A narrativa de Erik Fosnes Hansen é um mosaico da Europa ainda intocada pelas guerras mundiais. Banqueiros e industriais gozam o luxo da primeira classe e emigrantes aglomerados no fundo do navio sonham esperançosamente com o Novo Mundo enquanto a orquestra toca valsas - até ao último minuto. Os sonhos são muitos nesse pequeno mundo flutuante, mas o destino é um só.

A história do Titanic é a história de uma ilusão. A esse pano de fundo autêntico, o autor acrescenta a narração da vida de personagens fictícias: os músicos. Vindos de lugares diferentes da Europa anterior à guerra, tais como Londres, Paris ou Viena, os músicos deleitam os passageiros da primeira classe e vão tocando o seu reportório para minorar os efeitos do pânico, até que o navio é engolido pelas águas geladas.

“Tocou três vezes o apito a vapor, três fortes sons triplos que ecoaram para terra.
Tinham largado as amarras e recolhidos os cabos de reboque. Três pequenos rebocadores, fortes como gigantes, começaram devagar a puxar o navio para o canal de navegação.
Partida. Na ponte estava o piloto, juntamente com o capitão. A multidão junto ao edifício do terminal acenava e todos os conveses estavam escurecidos por pessoas que acenavam com cachecóis e lenços, e que gritavam e vibravam o tempo todo."


O Autor:

Erik Fosnes Hansen nasceu em 1965, em Nova York, e foi criado na Noruega. Viveu dez anos na Itália e actualmente mora em Oslo com a família. Publicou o seu primeiro romance, Falketårnet (The Falcon Tower), em 1985 e em 1990 publicou Concerto para a Última viagem, que obteve grande sucesso em toda a Europa.
Erik Fosnes é membro da Academia Norueguesa de Linguagem e Literatura e foi galardoado com o prémio de Literatura da Sociedade Riksmål em 1990.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!