terça-feira, 22 de junho de 2010

Verão, leitura e passeios!

O verão chegou em toda a sua plenitude. Os dias longos e solarengos aí estão e as férias aproximam-se a passos largos convidando a passeios e à descoberta de novos sítios e recantos.

Para tal nem sempre é preciso ir muito longe. Basta usar da imaginação! E já agora, porque não recorrer à literatura para estabelecer um belo e agradável itinerário de descoberta cultural e artística pelo concelho de Arganil?

Pesquisamos o nosso fundo local e propomos a leitura de três obras para a partir delas estabelecer percursos pelo nosso concelho:

Roteiro Cultural do Centro Histórico de Arganil

Escrito por Amândio Galvão, com ilustrações de Carlos Dias, este roteiro propõe um passeio cultural pelo centro histórico de Arganil. A partir da toponímia do centro da vila, os autores conseguiram evocar e resumidamente biografar figuras de referência no meio arganilense e revelar como, por quê e por quem surgiram certos monumentos e alguns edifícios mais relevantes.

Ruas de Coja: traçado e toponímia

Da autoria de Nuno Mata, esta obra, pretende relembrar “nomes e figuras que fizeram história na Princesa do Alva e que, por mérito próprio, se encontram eternizadas em placas toponímicas.”

Arganil

A obra Arganil da autoria de Regina Anacleto, inserida na colecção “Cidades e Vilas de Portugal” da editorial Presença, contém um levantamento rigoroso dos mais emblemáticos monumentos do concelho de Arganil e da sua história. A sua leitura é um bom ponto de partida para a organização de um passeio pelo concelho.

Estas e outras obras sobre o concelho estão à sua disposição na Biblioteca Municipal de Arganil. Poderá consultar o nosso catálogo do Fundo local através do nosso sítio: http://www.bib-arganil.org/

Desejamos a todos os nossos leitores um agradável verão, umas boas férias e aprazíveis passeios!

2 comentários:

  1. deixei um comentário no post do livro a doçura da chuva. (Abril). dizia que vou (per)seguir este blogue devido às leituras- kis :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas propostas!

    ResponderEliminar

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!