sexta-feira, 1 de julho de 2011

Livro do mês: O tempo entre costuras de Maria Duenas

O TEMPO ENTRE COSTURAS
de Maria Dueňas
Porto: Porto Editora, 2010

O Tempo entre Costuras é a história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso; sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e miséria mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias.

Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tetuán e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo.

Fonte: contra-capa do livro
Excerto:

“Uma máquina de escrever arruinou o meu destino. Foi uma Hispano-Olivetti, da qual me separou durante semanas o vidro de uma montra. Visto de hoje, a partir do parapeito dos anos passados, custa a crer que um simples objecto mecânico pudesse ter potencial suficiente para quebrar o ruma de uma vida e fazer explodir em quatro dias todos os planos traçados para a sustentar. Assim foi, no entanto, e nada pude fazer para o impedir.

Não eram, na realidade, grandes projectos os que acalentava por essa altura. Tratava-se apenas de aspirações próximas, quase domésticas, coerentes com as coordenadas do sítio e o tempo que me correspondeu viver; planos de futuro exequíveis bastando para isso esticar as pontas dos dedos.”

Crítica de imprensa:

«E, de repente, um romance como os de antigamente, dos de sempre, dos de quase nunca, dos que prendem - pela sua alma, coração e vida - o leitor e já não o soltam até que o afortunado alcance a última linha. Um romance de verdade, de corpo inteiro, bem estruturado e cimentado, minuciosamente documentado, apaixonante e envolvente».

Fernando Sanchez Drago, El Mundo

Nota biográfica:

María Dueñas é doutorada em Filologia Inglesa e Professora Titular da Universidade de Murcia, depois de ter exercido em várias universidades norte-americanas.
É autora de trabalhos académicos e de muitos projectos educativos, culturais e editoriais.
María Dueñas nasceu em Puertollano (Ciudad Real) em 1964, é casada, tem dois filhos e reside em Cartagena.
O Tempo entre Costuras é o seu primeiro romance.

Este livro está disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de Arganil.


Leia, porque ler é um prazer!

1 comentário:

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!