segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Poema à leitura

Ai! Ai! Ai!
Quero sair daqui e ver o mundo.
Foi o que meu ser sentiu
No momento de nascer.
Abri os olhos à vida
A tudo o que nos rodeia
E numa aplicação desmedida
Senti o pulsar do mundo
Senti o rodopio da vida.
Sonhei, idealizei, meditei…
Enfim, cresci!
Cresci e aprendi a ler!
Que coisa maravilhosa!
Que me faz viajar na realidade,
Na utopia, no silêncio, no barulho,
Na monotonia ou mesmo na confusão...
Aprendi a ler, que bela sensação!
O que mais me enche a alma
é uma bela leitura
Que me conduz no sonho
Que me abre o pensamento
Que me enche o ego
Que me transforma a alegria
ou a tristeza do momento .
Ai, se no meu tempo houvesse
O que hoje podemos ter…
Bibliotecas magnificas
Tantos, tantos livros para ler…
Ai, se no meu tempo houvesse
Plano nacional de leitura
Tenho a certeza que haveria
Muito, muito, mais cultura.
Aproveitem meus amigos
O que a vida vos oferece
Sejam amigos dos livros
Pois a leitura enobrece
Dá prazer e alegria
Dá força, empenho e alento
Dá asas ao nosso pensamento...
Ainda bem que nasci!
Que abri os olhos p’rá vida
Para ainda hoje sonhar
Para ainda hoje pensar
Que no fundo do meu ser
Uma grande conquista da vida

FOI APRENDER E GOSTAR DE LER!!!

Graça Moniz, Outubro 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!