segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Divulgando o fundo local XX: Miguel Torga e a região de Arganil

Miguel Torga e a Região de Arganil é uma antologia de textos da autoria de Miguel Torga alusivos à região de Arganil organizada por Luís Valle, com prefácio de José Manuel Mendes e fotografias de Henrique Botelho.

Nas páginas que compõem este livro de Homenagem a Miguel Torga “rumorejam rios e sensações, recortam-se fragas, recantos, figuras que apagam a palidez do efémero. A Beira surge percepcionada nos contrastes profundos. Esconjuram-se o fascismo, as oratórias que nenhum sobressalto desencadeiam, a malha das inércias. Esboça-se o mapa das vivências: uma ida à caça, o Natal em Côja, um acto cirúrgico, a intervenção política, a homenagem ao companheiro que o coração elegeu, o tumulto do verso a acontecer. E a perda, luto, a romagem aos sítios onde a harmonia é uma madrugada sobre a úlcera da finitude.” (1)

A vida de Miguel Torga cruzou-se com a região de Arganil onde exerceu funções como médico e soube criar relações de amizade, ligação que ficou para sempre registada nos seus textos.

“Quando, já lá vão muitos anos, a inventariar coisas da pátria, vi Arganil pela primeira vez e me enamorei da sua rústica capelinha de São Pedro, honradamente construída de pedra rolada, estava longe de supor que esta terra viesse a figurar tão grata e repetidamente no meu itinerário existencial. Mas a vida é uma surpresa quotidiana, mesmo se não damos por isso. A minha, pelo menos. Aqui tratei o melhor que pude, na sua Misericórdia, milhares de doentes; aqui venho acordar o Alva nas madrugadas cinegéticas; aqui acompanhei à última morada os restos mortais, quase abandonados, de Veiga Simões, um dos seus filhos mais ilustres, que os esbirros dum déspota perseguiram até à cova; aqui me trouxeram, e continuam a trazer, cuidados cívicos.”

Leia, porque ler é um prazer!

Nota: livro disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de Arganil


(1) Excerto do prefácio de José Manuel Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!