segunda-feira, 20 de maio de 2013

Novidade na Biblioteca: Maria Teresinha Tavares - peregrina de mil sonhos

Natural da aldeia de Carvalhal, pequena aldeia do concelho de Proença-a-Nova, Maria Teresinha Tavares integrou o grupo das primeiras mulheres leigas que formavam o Núcleo do Graal [1], no começo da década de 60.

Através de dezenas de testemunhos, a sua irmã mais nova, Maria Leonarda Tavares, traça a biografia desta cidadã do mundo que, “com determinação e perseverança, continua a rasgar caminhos de humanidade, porfiando na luta de um amanhecer mais solidário e digno”. Dos testemunhos recolhidos sobressai uma vida de luta e de entrega, de simplicidade e disponibilidade, de esperança e confiança. 

“Os caminhos percorridos pela Teresinha são repletos de encontros, de marcas libertadoras, de momentos contemplativos, de símbolos de harmonia entre as pessoas e a natureza, de uma igualdade que aproxima, de um estado de disponibilidade e de desprendimento que refletem o seu modo de estar.
Hoje a minha irmã segue itinerários arrojados, mas pisa um chão firme, com a experiencia de quem já caminhou muito.
Porém, a sua opção de vida não surgiu de rompante.
Passou por uma fase de muitas dúvidas, mas abriu-se à revelação do invisível. Atravessou muitos momentos de indecisão mas soube escutar o coração para melhor encontrar o que procurava: o sentido original da sua presença no mundo.
Teresinha, no início dos anos sessenta, via o Graal a preto e branco. Uma luz desbotada a esmorecer os ideais.
Insatisfeita e angustiada, aguardava um sinal. Como o momento de inspiração de Santa Teresinha do Menino Jesus que, ainda hesitante, ao abrir a janela, pela manhã, viu os campos cobertos de neve. A brancura da paisagem iluminou-a e percebeu, naquele instante, a direcção a seguir.
No dia um de outubro de 1963, dia de Santa Teresinha, a minha irmã estava em Coimbra e recebeu a visita da presidente internacional do Graal, que lhe ofereceu um ramo de cravos brancos.
Inexplicavelmente sentiu-se tocada pelo mistério de um dom recebido: o Graal surgiu como um caminho de partilha, de comunhão, de responsabilidade e de entrega.
Dois anos depois, a onze de outubro de 1965, em Portalegre, assumiu o compromisso de pertença ao movimento. (…)”

Excerto do livro
Livro disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

[1] O Graal, fundado na Holanda em 1921, é um movimento internacional de mulheres motivadas pela procura espiritual e empenhadas na transformação do mundo numa comunidade global de justiça e paz, conforme o sentido simbólico da lenda que deu origem ao nome.

16 comentários:

  1. Duas mulheres, autora e biografada, ligadas por fortes laços familiares, distanciadas no nascimento por 12 anos, convergem num enconto espiritual em que se descobrem e revelam em toda a sua plenitude. A vida de Teresinha num compromisso assumido e mantido com o Graal,passando por episódios verdadeiramente aventurosos e fascinantes partilhados com toda a humildade com quem a solicita e pede ajuda, leva Maria Leonarda,como escritora, a percorrer novos caminhos na sua escrita, numa procura e análise que o seu talento e amor harmonizam num excelente trabalho. Parabéns e que o livro tenha o reconhecimento que merece.

    ResponderEliminar
  2. Tenho lido todos os livros de Maria Leonarda Tavares e verifico que o amor e os afetos estão sempre fortemente presentes.
    A última obra Maria Teresinha Tavares - Peregrina de Mil Sonhos, lê-se de um fôlego. É um livro intenso. Dá-nos a conhecer o percurso de uma mulher que percorre o mundo, deixando um rasto de luz, de generosidade e de coragem.
    São páginas repletas de sonhos, de aventura e de muita esperança.
    Merece e deve ser lido.
    Parabéns à autora!

    ResponderEliminar
  3. Tenho acompanhado sempre com agrado a leitura dos seus livros anteriores.Acabei agora de ler "peregrina de mil sonhos" que muito apreciei.
    A ideia de homenagear uma Irmã mais velha com tantas descrições e testemunhos duma Vida tão vivida , é só
    por si valiosa!
    Gostei muito.Parabéns .

    ResponderEliminar
  4. Li com muito interesse a biografia que acaba de publicar. Escrever sobre alguem que lhe é tão próximo deve ter sido simultâneamente fácil e complicado. E sente-se em toda a obra a contenção que mantém em equilíbro a intimidade, o afecto, a admiração e a imparcialidade indispensável. O recurso ao enquadramento na época histórica em que os diversos episódios têm lugar foi brilhante e de grande valorização. No conjunto estamos perante um trabalho sério, confirmado pelos depoimentos de várias testemunhas, excelentemente estruturado e muito dignificante para todos os envolvidos. Para quem desconhecia o Graal, este passa, através da Teresinha e do seu retrato, a ser louvado como um movimento humanitário, vanguardista, de nobres ideais, transportando a bandeira do conhecimento, da libertação, da humildade e da esperança. Bem-hajam as duas: a Teresinha que viveu a história; a Leonarda que tão bem a contou.

    ResponderEliminar

  5. Caríssima Leonarda
    Certamente não me identifica, mas estive na linda festa que preparou para a Teresinha e suas/seus amigas/os e venho felicitá-la pela beleza do livro que se lê de um fôlego.
    Permitiu que viajássemos pelo mundo, que cruzássemos continentes, que descobrissemos horizontes sem fim.
    Bem haja pois pela iniciativa e pelo cruzar de tantos encontros!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Leonarda por nos transmitires, por escrito, os valores da tua irmã Teresinha, que nos fazem refletir e agradecer

    ResponderEliminar
  7. Leonarda apreciei a originalidade da sua concepção da obra e a riqueza de conteúdo da parte que lhe pertence de enquadramento e unidade do texto.
    Os meus parabéns

    ResponderEliminar
  8. Maria Leonarda, acabo de ler o seu livro "Maria Teresinha Tavares. Peregrina de Mil Sonhos". Parabéns. Gostei muito. Parabéns também por esta incursão na biografia, que diz não ser o seu género de escrita, mas que a mim me pareceu muito conseguida, partilhando a generosidade e a dedicação aos outros e à causa do bem da sua irmã, da sua família, a sua... Como diz, só perdura o que guardamos na memória, que tão bem transforma de individual em coletiva pela escrita. Nestes tempos desanimados que vivemos, é muito gratificante conhecer pessoas e experiências positivas, pessoas que se disponibilizam para reconhecer e tornar conhecidas essas mesmas pessoas e experiências.
    Curiosamente, eu própria dei comigo em vários momentos de leitura a recordar factos do meu passado. Por exemplo, que também eu (que sou um produto da desmobilização que foi antecipando o fim da guerra) nasci no verão de 1945, sai destes píncaros de serra para um colégio interno, tive família -os meus pais- a viverem em Moçambique e, mais tarde, em Cabinda. Até dei comigo a pensar se algum dia não terei encontrado a sua peregrina de sonhos e da dignidade e autonomia das pessoas. É que encontrei muitas vezes a Celeste Isabel e, mais tarde, a Manuela Silva, pessoas a quem recorríamos, no meu serviço para formar os nossos coordenadores concelhios e os nossos animadores-monitores de alfabetização e educação de adultos. Enquanto Chefe de Divisão, não participava nos encontros ou seminários, mas apenas nas reuniões de definição de objectivos e, depois, nas de avaliação. Mas lembro- -me muito bem, sobretudo da Celeste Isabel. Procurando por aí nos vãos do meu sótão, provavelmente ainda encontro a primeira progressão silábica feita pelo prof. Lindley Cintra, e que só viemos a alterar com outros linguistas em meados dos anos oitenta.
    Imaginando que esteja a escrever outro livro, desejo-lhe o maior sucesso. Espero muito vir um dia a ler a sua biografia.
    Lisete de Matos

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns às duas, uma por ser a personagem e outra por ser a autora desta linda e inspiradora história de vida!!! Aprendi muito! Um grande beijinho JB

    ResponderEliminar
  10. Leonarda, gostámos muito de ter participado e de ler o teu livro!
    Achei que foi um muito belo trabalho: o da Teresinha e o teu que o deste a conhecer!
    Quando nas décadas de 80 e 90 lia entusiamada sobre a teologia da libertação e a sua acção, nomeadamente, na América Latina, mal eu sabia que conhecia participantes desta saga!
    Sinto-me muito orgulhosa de ser da mesma terra da Teresinha e de muitos outros, incluindo a ti, obviamente, e que, foi graças a esse ambiente e todas as pessoas que aí conviviam, às vezes só nas férias, e que era um pouco diferente do que existia à volta, que ajudou muito a que fosse hoje o que sou, em termos sociais e culturais, isto é, como pessoa humana!
    A tua avó Emilia também teve influência na minha família, não foi só em vocês, como era de esperar. Ela decidiu que, um pouco à revelia da minha família paterna emprestava a "casa velha" para os meus pais morarem após o casamento, até que o palheiro do meu pai fosse transformado numa casa de família. E ajudou os meus pais muito nessa altura, incluindo com produtos alimentares. A minha mãe deu-me conta disso muitas vezes e falava dela com muita gratidão
    Carmita

    ResponderEliminar
  11. Maria Leonarda Tavres8 de julho de 2013 às 17:44

    Durante vários meses trabalhei, solitariamente, no livro "Maria Teresinha Tavares - Peregrina de Mil Sonhos".
    A equipa da Biblioteca Municipal de Arganil, a quem agradeço, colocou esta obra no seu blog, proporcionando-me, deste modo, um contacto com a opinião de alguns leitores.
    Após uma travessia no tempo, como por magia, graças às vossas palavras, entrei de novo num espaço que foi só meu e agora é lugar de encontro. Através da escrita partilhamos a vida uns dos outros.
    E é na largueza de todos os olhares que, por vezes, entendemos o que somos, como somos e porque somos.
    Caminho na companhia das palavras que escrevo. Elas existem fazem parte de mim.
    Ao longo do percurso, desejo, em algum momento, cruzar-me com um leitor que recorde o que guardei.
    Estarei sempre aberta a outros olhares e a outras formas de olhar, com humildade.
    E neste caso, muito grata pelo privilégio de receber as vossas mensagens tão carregadas de estímulo e de carinho.
    Bem hajam pela cumplicidade na leitura de "Maria Teresinha Tavares - Peregrina de Mil Sonhos.
    Maria Leonarda Tavares

    ResponderEliminar
  12. Leonarda; não sei escrever palavras bonitas, mas li todos os seus livros. Alguns mais do que uma vez. Também gostei muito de Maria Teresinha Tavares-Peregrina de Mil Sonhos.
    Apesar de muito diferentes, encontram-se na sensibilidade, na poesia e no amor.
    Parabéns! Obrigada! Um abraço
    A. Avelino

    ResponderEliminar
  13. Antes de mais, quero dar os parabéns à Leonarda por ter levado a cabo mais esta grande empreitada. Parabéns também ao Rui pois sei quanto se empenha e colabora.
    Esperava com grande ansiedade este livro, até porque julgo ter sido das primeiras pessoas com quem a Leonarda partilhou a hipótese de levar para a frente este projeto, que acolhi aliás com grande entusiasmo e muita admiração, pois imaginava não ser tarefa fácil
    Comecei a desventrá-lo e fui-me adentrando deliciada... não parei.
    Não foi para mim um espanto que a Leonarda tivesse conseguido juntar 43 testemunhos na vasta rede de amizades que a Teresinha foi tecendo (muitos mais poderia incluir - não sei se haveria papel que chegasse), admirei sim como conseguiu integrar tanta história: histórias e história e, para além disso adornar todo o enredo com flores de poesia, poesia por vezes em prosa, poesia que fez história e foi fazendo parte da historia.
    Devo dizer que saboreei de modo especial os textos de Miguel Torga, já de si sempre tão apetecíveis, que a Leonarda conseguiu enquadrar magistralmente.
    Na narrativa, entrelaçada da história familiar, a Leonarda consegue fazer-nos regressar a um passado heroico que amassou com muito suor e lágrimas, num misto de grande coragem e enorme serenidade, a herança que a nossa geração recebeu.
    Se, nesta matéria, os mais novos tiverem curiosidade em saber e se os da minha idade quiserem recordar, aconselho a ler também o seu livro "Glicínias". Pesquisa com certeza bem mais sucedida do que se for feita no Google.
    Com a sua escrita pictórica a Leonarda coloca-nos diante de quadros magníficos, que conseguimos visualizar plenos de vida.
    Mas passemos agora à pessoa de quem se fala...
    Sem querer de modo algum minorar os méritos da autora, parece-me que o livro "Maria Teresinha Tavares - Peregrina de Mil Sonhos" vale sobremaneira pela profundidade imensa desta mulher "cuja vocação é a disponibilidade e seu coração um mundo de afeições e respeito", como a referem Laura Afonso de Castro e Paco Ramon no seu testemunho.
    Ela teve sempre consciência do valor da herança recebida e tem-se encarregado de a fazer render.
    Bem-haja Teresinha pela sua Fé eficaz por nos ajudar, tantas vezes, a vislumbrar eternidade.
    Bem-haja Leonarda! Este livro, "Maria Teresinha Tavares - Peregrina de Mil Sonhos", saiu na hora exata. Quando tantos andam apostados em fazer da nossa vida um inferno, esta belíssima história de Fé encarnada, impele-nos a construir paraísos.
    I.Madeira

    ResponderEliminar

  14. O livro "Maria Teresinha Tavares - Peregrina de Mil Sonhos" está organizado de modo muito simples, mas muito produtivo.
    Antes de mais, segue a cronologia da vida, desde o nascimento na pequeníssima aldeia do Carvalhal, perto de Proença-a-Nova, já lá vão 80 anos, até praticamente ao dia de ontem aqui na Golegã. Depois, enrola em trança, três narrativas preciosas. A da Leonarda sobre a vida da sua irmã, sobre os passos que a Teresinha Tavares foi dando. A da Leonarda sobre os acontecimentos do mundo, e em especial de Portugal, que são a moldura da vida que o livro testemunha. E a narrativa - espantosa - de muitas vozes que viveram com a Teresinha Tavares a aventura criadora de que estamos a tratar e que nos dizem dos frutos que agora se colhem e das mãos que agora se multiplicam na continuação do mesmo trabalho.
    Obrigado, Leonarda, por nos dar este livro que convido a ler, esta memória viva da obra da Teresinha.
    Obrigado, Teresinha Tavares, pela obra feita, pelas lições dadas, pelo convite sempre atual. Obrigado porque foi no nosso mundo e foi também em nosso nome que esse trabalho foi feito.
    Obrigado a todos quantos continuarem a fazer o que precisa de ser feito e que só os mais poderosos de coração podem fazer. Como a Teresinha Tavares.

    ResponderEliminar
  15. Duas mulheres,dois trilhos,duas vidas.
    Uma, num vaivém de palavra falada, numa troca de realizações e experiências, num dar e receber, num rasgar biunívoco de corações.
    A outra, no vaivém da palavra escrita.
    Ambas, dando um testemunho de vida, de vidas, vividas em partilha, perscrutando silêncios,apoiando em rodopio e transmitindo o elixir da esperança.
    Saltitei atrás dos seus sonhos. Conheci família,amigos e todo um desfile de figurantes na Natureza multicor por onde vaguearam.
    Associei-me, fazendo renascer um manancial de recordações que o tempo, teimosamente, queria abafar.
    Engrinaldei-me de matizes vermelhos, azuis, amarelos, brancos,verdes, deixando para trás as noites de breu.
    Senti alegria,paz,luz,pão, prazer,esperança
    Gostei.
    Parabéns às duas.A uma pelo que faz no seu peregrinar e à outra pela festa de tão bem o saber dizer, contar e divulgar.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. que maravilha
    um livro sobre a Terezinha Tavares
    estou a pesquisar sobre o Graal em Portugal e a contribuição de Paulo Freire.Como faço para adquirir esse maravilhoso livro?
    sou Mabel Cavalcanti
    deixo aqui meu email
    mabelinapinheiro@gmail.com
    aguardo contato

    ResponderEliminar

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!