quarta-feira, 19 de junho de 2013

Novidade na Biblioteca: Viagem à Índia de Gonçalo M. Tavares


UMA VIAGEM À ÍNDIA DE GONÇALO M. TAVARES
A primeira epopeia portuguesa do século XXI

Imagine uma aventura da mesma magnitude de Os Lusíadas, mas que fosse escrita hoje. Um homem que faz uma viagem à Índia, tentando aprender e esquecer no mesmo movimento, traçando um itinerário de uma certa melancolia contemporânea. É assim que os grandes críticos têm definido este livro, escrito por Gonçalo M. Tavares, um dos mais aclamados escritores portugueses da nova geração.


«É um livro cheio de fantasmas, fantasmas dos Lusíadas, fantasmas do homem contemporâneo, uma viagem, uma antiepopeia, e é um livro extraordinário. Estou convencido de que dentro de cem anos ainda haverá teses de doutoramento sobre passagens e fragmentos». (Vasco Graça Moura, «A Torto e a Direito», TVI24, 6/11/10)

«Uma Viagem à Índia, com consciência aguda da sua ficcionalidade, navega e vive entre os ecos de mil textos-objectos do nosso imaginário de leitores. Como são todos os grandes livros, e este é um deles.» (Eduardo Lourenço, prefácio à obra)

"Uma Viagem à Índia" tem diferentes portas de entrada. Eu não tenho nem uma chave, nem uma classificação e não gosto de interpretar demasiado. Penso que é um livro para ser digerido lentamente. De certa maneira, é verdade, o humor e ironia aqui são trágicos. Este livro é uma ficção hiper-consciente. Nesse sentido, está muitíssimo afastado de qualquer questão trágica realista. O que acontece poderia acontecer, no limite, num sonho. É até uma hipótese de interpretação: a viagem à Índia de Bloom não ter realmente acontecido de forma física e tudo se ter passado na cabeça de Bloom. Um percurso mental ou um sonho. É uma hipótese.” (Gonçalo M. Tavares em entrevista ao Jornal Público – Ípsilon, 27.10.2010)


Nota biográfica:

Considerado um dos melhores escritores da sua geração, Gonçalo M. Tavares, nascido em 1970, publicou a sua primeira obra, Livro de Dança, em 2001. Nos dez anos seguintes seguir-se-iam 29 livros, entre os quais os da série O Bairro, "uma espécie da história da literatura em ficção", ou os da tetratologia O Reino, onde se inclui Aprender a Rezar na Era da Técnica.

A sua obra já foi premiada por diversas vezes quer em Portugal, quer no estrangeiro. Viagem à Índia valeu-lhe o Grande Prémio de Romance e Novela (2011) atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE).

Mais informação sobre o autor e a sua obra:

http://ipsilon.publico.pt/livros/texto.aspx?id=268246
http://ipsilon.publico.pt/livros/texto.aspx?id=288175
http://goncalomtavares.blogspot.pt/
http://www.infopedia.pt/$goncalo-m.-tavares;jsessionid=sL-ebRF-PWA67rOuhRq76Q__

Outros livros do autor disponíveis para empréstimo na rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil:

O Senhor Valéry. Lisboa : Caminho, 2002. ISBN 972-21-1470-0
Jerusalém : romance. 4ª ed. Lisboa : Caminho, 2005. ISBN 972-21-1704-1

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!