quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Viagem ao mundo da filosofia I: Mais Platão, menos Prozac


Todos procuramos equilíbrio, bem-estar, um estado de harmonia entre nós e o mundo. É quando a nossa esfera emocional se lesa que tendemos a reflectir sobre a problemática da vida: Porque existo? Qual os sentido da vida? Em determinado momento, recorremos a psicólogos, psiquiatras, terapeutas familiares, e a solução para o nosso problema culmina, muitas vezes, com um «diagnóstico» e não tanto com um «diálogo». Porque a chave da nossa felicidade está sempre em nós, o aconselhamento filosófico é uma prática que procura, à luz da filosofia, ajudá-lo, por si, a resolver os problemas do quotidiano. Este livro pode ser uma preciosa ajuda para que se encontre consigo e combina uma miríade de casos de estudo com uma premissa de ouro: a verdadeira paz atinge-se por meio de contemplação, não dos medicamentos.

Fonte: contra-capa do livro

“Filósofo, Lou Marinoff é o principal líder, nos Estados Unidos, da nova corrente de pensamento que retira a filosofia do campus universitário e a devolve ao quotidiano do cidadão. Utiliza as obras dos maiores pensadores da história da Filosofia para ajudar as pessoas a refletir sobre a resolução de seus próprios problemas. No aconselhamento filosófico proposto pelo autor de Mais Platão, Menos Prozac! A Filosofia Aplicada ao Quotidiano), os filósofos são o ponto de partida para pensar em questões corriqueiras como conflitos amorosos, mudanças profissionais e o temor da morte.”

Fernando Nogueira da Costa

Mais informação sobre o autor e a sua obra:

http://www.loumarinoff.com/index.htm
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT965168-1666,00.html
http://www.mulherportuguesa.com/temposlivres/item/16621-mais-platao-menos-prozac

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!