segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Bibliotecas são instrumentos para as competências leitoras

4 de dezembro de 2008 - Arganil, lançamento do Portal da Rede de Bibliotecas de Arganil
Teresa Calçada, Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares no período de 1996 a 2014, foi entrevistada para o Público por Bárbara Wong. Numa extensa entrevista reflete sobre o percurso de mais de 17 anos das Bibliotecas Escolares, sobre as suas funções e ainda sobre os novos desafios que lhes são colocados.

Apesar das grandes mudanças com que as Bibliotecas e os seus profissionais são confrontados fruto do impacto da era digital, cabe-lhes continuar a demonstrar que são um instrumento fundamental para o desenvolvimento de competências leitoras nos mais variados domínios.
“Hoje há multiliteracias que são mais completas. O que as bibliotecas têm é a obrigação de ajudar à capacitação leitora. Não há resultados a Matemática ou a qualquer outra disciplina curricular que não passe pelas competências leitoras.”
 “Porque a função da biblioteca é fazer leitores e isso é difícil porque não se é naturalmente leitor. É cada vez mais difícil fazer leitores porque o tempo é mais rápido e, paralelamente, o tempo da leitura é lento. É um paradoxo, o qual somos convocados a contrariar.”
Uma entrevista que sem dúvida vale a pena ler. Aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!