sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Novidades na Biblioteca

A nudez de tua filha de Myron S. Kaufmann

A nudez de tua filha é um romance centrado sobre o problema da vida das comunidades judaicas na América ou, por outras palavras, o problema do choque de mentalidades e formas de vida profundamente religiosas, de uma religiosidade muito íntima e espiritualizada, com uma sociedade largamente laicizada, dominada pelo pragmatismo, pela superficialidade, pela expressão livre e despreconceituada dos mais profundos e recônditos impulsos sexuais. Ed Gordon, o pai, rabino judeu, destroçado entre o calor de uma fé profunda, quase mística e a frieza clínica da comunidade, que prática a religião-espectáculo, a religião-cerimónia de ostentação e formalismo vazio de sentido, Ed Gordon é o drama da procura da espiritualidade possível; Millicent Gordon, a filha, figura central do romance, percorre o caminho da descoberta da sensualidade, do prazer sexual intimamente vivido no seu próprio êxtase, através de uma experiência pré-conjugal que a liberta dos esquemas morais tradicionais, dos tabus de uma religiosidade inadaptada à sociedade moderna. A contradição entre um passado cristalizado, renitente ao novo, e as exigências inelutáveis da vida de hoje é o próprio cerne deste romance de Myron S. Kaufmann.

A nudez de tua filha oferece ao leitor a imagem de um erotismo provocante ao mais alto grau, que uma espiritualidade, uma humanidade muito profunda, salva da obscenidade pura e simples. Trata-se, em suma, de uma obra que nos propõe uma nova dignidade.

Fonte: badana do livro

Mariana de Katherine Vaz

No Portugal do século XVII, Mariana Alcoforado, então com onze anos, é obrigada a entrar para um convento, a fim de ficar a salvo do brutal conflito provocado pela guerra com Espanha. 

Impotente face à irrevogável decisão do pai, Mariana submete-se, mas anseia pelo dia em que poderá regressar ao seio da família e à liberdade da vida real.

Até que um regimento francês chega à cidade: o belo rosto de um oficial a cavalo, uma fortuita troca de olhares e, por fim, o encontro. Mariana, já quase com vinte anos, deixa-se dominar por uma paixão cega e inflamada. Introduzindo-se secretamente na sua cela durante várias noites seguidas, o Capitão Bouton dá-lhe a conhecer o amor físico, proporcionando-lhe o primeiro grande êxtase da sua vida. Mas a notícia dessa relação rapidamente se difunde e causa escândalo. Bouton é mandado regressar a França. Destruída, Mariana escreve-lhe, sem resposta, cartas extraordinariamente belas e apaixonadas.

Baseando-se numa das mais famosas histórias de amor de todos os tempos, a que ressalta das Cartas de uma freira portuguesa, publicadas anonimamente em 1669, o romance de Katherine Vaz recria admiravelmente, numa prosa encantatória e rica de sugestões, o drama de Mariana Alcoforado e o país em que viveu.

Fonte: contracapa do livro

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!