terça-feira, 24 de junho de 2014

Contar histórias


Contar histórias. O seu poder não deve ser esquecido. A narração de histórias tem sido, talvez, o mecanismo mais vital na transferência de conhecimentos desde que os humanos desenvolveram a linguagem. 

A invenção da escrita, da imprensa, do processamento automatizado de informação e a proliferação de computadores e da Internet colocaram à nossa disposição novos métodos para aceder ao conhecimento, mas não inviabilizam ou tiram importância ao poder da narração.

As crianças gostam de ouvir histórias e a expressão “Era uma vez…” continua a ser uma fórmula mágica capaz de despertar a atenção e a vontade de descobrir o que acontecerá a seguir.

A leitura de histórias gera expectativas diversas, tais como entretenimento e encantamento, e as histórias, em particular os contos de fadas, são valiosas para ajudar as crianças a lidar com os seus conflitos internos e para a transmissão de valores universais.

Para além destas razões, outras se podem enunciar para atestar a importância da narração de histórias: 
  • As histórias motivam, desafiam e são agradáveis, podendo contribuir para desenvolver atitudes positivas; 
  • As histórias são um exercício para a imaginação. As crianças podem envolver-se na história na medida em que se identificam com as personagens e tentam interpretar a narrativa das ilustrações. A ligação entre a fantasia e a imaginação é também um estímulo para o desenvolvimento da criatividade. 
  • A narração de histórias para grupos ou em contexto de aula oferece a partilha de uma experiência social. O enredo provoca reacções como riso, tristeza, excitação e antecipação, para além de proporcionar um agradável momento de lazer, podendo ajudar a reforçar a confiança da criança e encorajar o seu desenvolvimento social e emocional. 
  • As crianças gostam de repetição. De ouvir vezes e vezes a mesma história. Esta repetição ajuda a desenvolver a linguagem e a capacidade de memorização, bem como de antecipação, encorajando a participação na narrativa. 
  • Ouvir histórias ajuda as crianças a tomar consciência do ritmo, entoação e pronunciação da linguagem. 
  • Os livros de história espelham o ambiente e a cultura dos seus autores, providenciando assim oportunidades ideais para apresentar informação cultural e encorajar o entendimento intercultural. 
Por tudo isto não devemos esquecer o poder da narração de histórias! A narração de histórias deve ser uma prática regular cheia de magia e encantamento, em que todos independentemente da idade podemos mergulhar!

Leia, porque ler é um prazer!

Bibliografia consultada:

FERRAZ, Marta Maria Pinto - Literatura na escola: os contos maravilhosos, contos populares e contos de fadas. [Em linha]. São Paulo: SPLeituras, 2012. [Consult. 12 Jun. 2014]. Disponível em www:http://www.aprendersempre.org.br/arqs/contos_maravilhosos.pdf

ELLIS, Gail; BREWSTER, Jean - Tell it Again! The Storytelling Handbook for Primary English Language Teachers [Em linha]. [S.l.]: British Council, 2014. [Consult. 24 Jun. 2014]. Disponível em http://www.teachingenglish.org.uk/sites/teacheng/files/D467_Storytelling_handbook_FINAL_web.pdf
ISBN 978-0-86355-723-1

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!