quarta-feira, 4 de junho de 2014

Novidade na Biblioteca: A rapariga que roubava livros


«A Rapariga que Roubava Livros» é o quinto livro de Markus Zusak, romance editado pela Presença e traduzido em 40 línguas, além de distinguido com vários importantes prémios e nomeações internacionais.»

Esta história decorre num pequeno subúrbio de Munique, em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial. Vive-se um dia a dia difícil, e os bombardeamentos são cada vez mais frequentes. Mesmo assim ainda há quem não tenha perdido a capacidade de sonhar. A Morte, a narradora omnipresente, cansada de recolher almas, observa com compaixão e fascínio a estranha natureza dos humanos. Através do seu olhar intemporal, seguimos a história de Liesel, dos seus pais e de todos os seus amigos e vizinhos, incluindo Max que um dia veio viver na cave da casa da menina que roubava livros. Uma história luminosa e deslumbrante, que permanece na memória de todos os que a lêem.


“Devo apressar-me a admitir, no entanto, que houve um hiato considerável entre o primeiro livro roubado e o segundo. Outro ponto digno de nota é o facto de o primeiro ter sido roubado da neve e o segundo do fogo. Sem esquecer que outros lhe foram também dados. Tudo contado, ela possuía catorze livros, mas via a sua história como sendo predominantemente feita por dez deles. Desses dez, seis foram roubados, um apareceu na mesa da cozinha, dois foram feitos para ela por um judeu escondido, e um foi-lhe entregue numa tarde amena vestida de amarelo. 
Quando ela se dedicou a escrever a sua história, interrogou-se sobre o momento em que os livros e as palavras começaram a significar, não apenas alguma coisa, mas todas as coisas. Seria quando o seu olhar pousou pela primeira vez na sala com estantes e estantes cheias deles? Ou quando Max Vandenburg chegou à Rua Himmel trazendo mancheias de sofrimento e o Mein Kampf, de Hitler? Seriam as leituras nos abrigos? A última marcha para Dachau? Seria a Sacudidora de Palavras? Talvez nunca houvesse uma resposta precisa para quando e onde isso ocorrera. (..)”

Excerto do livro

Siga o link e saiba como e porque Markus Zusak resolveu escrever a história da rapariga que roubava livros! 

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!