segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Novidade na Biblioteca: 12 anos escravo de Solomon Northup


12 Anos Escravo é o título do livro autobiográfico de Solomon Northup, publicado em 1853. 

O autor era um negro livre de Nova Iorque, um hábil tocador de rabeca e carpinteiro, que foi convidado por dois homens para participar numa digressão. Porém foi enganado e acabou por ser vendido como escravo em 1841, permanecendo 12 anos em brutal cativeiro. 

Doze anos escravo foi escrito durante o primeiro ano de liberdade de Solomon Northup e é um retrato dos horrores da escravatura na primeira pessoa.

“Fechei os olhos por pouco tempo naquela noite. Os pensamentos ocupavam-me o cérebro. Seria possível que estivesse a milhares de quilómetros de casa, que tivesse sido levado pela ruas como um animal, que tivesse sido acorrentado e espancado sem piedade, que tivesse então sido levado com um bando de escravos, eu próprio também um escravo? Os acontecimentos das últimas semanas seriam de facto reais? Ou estaria apenas a passar pelas fases sombrias de um sonho prolongado? Não era uma ilusão. A minha taça de tristeza estava cheia, a ponto de transbordar. Levantei então as mãos para Deus e, na calada da noite, rodeado pelos vultos sonolentos dos meus companheiros implorei misericórdia para este pobre cativo abandonado. Ao Pai Todo-Poderoso de todos nós – do homem livre e do escravo – apresentei as súplicas de um espírito quebrado, pedindo forças para suportar o fardo dos meus problemas; até que a luz da manhã despertou os adormecidos, dando início a mais um dia de escravidão.”

(excerto do capítulo V)

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!