terça-feira, 13 de outubro de 2015

Causa amante de Maria Gabriela LLansol


Um livro de nexos interiores no ínicio com um “pensamento verdadeiro”, o nascimento de Ana de Peñalosa. Fragmentos modernistas e passagens surrealistas onde habitam a enigmática Rapariga que Teme a Impostura da Língua e um D. Sebastião hiper-romântico. E onde são representados um auto-de-fé, o Rio Tejo e partilhas antigas tão à portuguesa.

“Neste cabo (Espichel) aqueles a quem chamo gente-própria não entraram aqui à força (...) e há ainda os muitos espíritos fugitivos da gente-própria.”

“Quem sou? É pergunta de escravo.”

“Uma das artes das beguinas era a de coser almas; forrá-las com a sua própria sombra e assim despoetizavam tudo.”

Em Causa Amante encontram-se múrmurios opacos e palavras com luz própria. A consciência do limite da linguagem mas no entanto com uma confiança nela. Maria Gabriela Llansol é um ser poético com uma visão muito própria do universo.


Maria Gabriela Llansol (1931-2008) – escritora portuguesa de família com raízes em Espanha, licenciou-se em direito em 1955 e em ciências pedagógicas. 
A sua obra literária, dos domínios da ficção (conto e romance) e do diário, espaçada até aos anos 80, torna-se depois mais frequente e insistente e impõe uma personalidade singular mas relevante no panorama nacional, com textos já tachados de «herméticos e enigmáticos», porém iniciadores de vivências místicas, poéticas, musicais e com propósitos de um amor à dimensão do cosmos e de um entendimento entre os seres dos diferentes reinos da natureza. 

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!