segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Livro do mês: Rio profundo de Shusaku Endo

O presente romance, provavelmente a sua obra-prima, vem confirmar todos os argumentos que levaram a crítica internacional a considerar Shusaku Endo como um dos grandes escritores do século XX.

Tudo se passa nas margens do Ganges, o rio sagrado da índia, em torno de cinco japoneses que para aí convergem à procura de alguma coisa que perderam. Isobe, que chora a morte recente da mulher, procura um sinal da sua reencarnação. Kiguchi, um sobrevivente dos horrores da guerra na selva da Birmânia, tem esperança de poder dar descanso às almas dos camaradas mortos. Numada, que se separou dos seres que amava e sobreviveu a uma doença grave, procura conforto junto da Natureza. Mas o Ganges é também um local de reunião para Otsu, rejeitado pelos seus irmãos católicos, e Mitsuko, a mulher que o seduziu na Universidade e o tentou arrancar à sua crença.

Romancista católico, Endo escolheu deliberadamente os lugares sagrados de uma outra religião para melhor transmitir, neste romance profundo e comovente, aquela que foi a sua derradeira mensagem: a de um Deus que aceita todos aqueles que sofreram.

Fonte: contracapa do livro

Nota biográfica:

Apontado como um dos mais refinados escritores do século XX, Shusaku Endo (1923- 1996) escreveu a partir da perspectiva fora do comum de ser japonês e católico. 

Nascido em Tóquio, Endo foi baptizado aos 12 anos, numa altura em que os cristãos representavam menos de 1% da população japonesa. 

Formou-se em Literatura Francesa, pela Universidade de Keio, e estudou durante algum tempo em Lyon como Bolseiro do Governo japonês. 

O seu estilo de escrita tem sido sucessivamente comparado ao de Graham Greene, que aliás o considerava um dos maiores escritores do século XX. 

De entre as suas obras mais representativas, além de Silêncio, destacam-se também O Samurai e Rio Profundo. Shusaku Endo foi galardoado com os mais importantes prémios literários do seu país, e por diversas vezes nomeado para o Prémio Nobel de Literatura.

Aceda ao catálogo da Rede de Bibliotecas de Arganil, para saber que outras obras do autor temos disponíveis para si.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!