quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Biblioteca Municipal de Arganil - 20 anos


Faz 20 anos no próximo dia 4 de dezembro que a Biblioteca Municipal de Arganil foi inaugurada. Fruto de um protocolo assinado em 1988 entre a Câmara Municipal de Arganil e o então Instituto Português do Livro para a construção de um edifício onde instalar a nova Biblioteca, só em 1996 este novo equipamento é disponibilizado ao público, integrando a Rede Nacional de Leitura Pública.
Nasce então uma nova Biblioteca que disponibiliza novos serviços à população numa linha de modernidade, tendo como objectivo primordial o aumento do nível de literacia dos Munícipes do Concelho de Arganil. Para tal vários programas de promoção da leitura, a par de muitas iniciativas culturais, têm sido desenvolvidos ao longo destes 20 anos. 
As comemorações que se vão realizar de 4 a 7 de Dezembro de 2016 pretendem evocar o caminho percorrido, com a preocupação de tocar várias áreas que ao longo dos anos têm sido preocupação constante nos programas de dinamização da Biblioteca. Ao longo dos 4 dias de comemorações vão acontecer encontro com escritores, palestras, exposições, apresentação de novos livros e do novo roteiro de arte do concelho, música. Contamos com a presença das crianças, das famílias, dos mais novos e dos mais velhos. Contamos com a participação das Instituições que ao longo dos anos têm colaborado com a Biblioteca Municipal, partilhando o enriquecimento que as iniciativas comuns têm produzido para todas as partes.

PROGRAMA:

Dia 5

- 11h00 / 17h00
ENCONTRO Dos alunos das EB1 COM OS ESCRITORES
António Vilhena e José António Franco

- 17h30
Ler no Digital - DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO
Comunicação do Prof. Carlos Pinheiro

- 21h00
Abertura da Exposição 
“OS 20 ANOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL”

- 21h30
IMAGENS DE LEITURA ATRAVÉS DOS SEUS CRIADORES
Com os escritores José António Franco e António Vilhena. Modera a Mesa o Prof. Nuno Teixeira

Dia 6

11h00 / 14h00
ENCONTRO de alunos das EB1 COM O ESCRITOR / ILUSTRADOR PEDRO LEITÃO

- 21h00
APRESENTAÇÃO DO “ROTEIRO ARQUITECTÓNICO E ARTÍSTICO DO CONCELHO DE ARGANIL” pela Coordenadora da Biblioteca Municipal, Margarida Fróis e pela Coordenadora dos Serviços de Turismo, Raquel Tavares

Dia 7

- 10h00 / 12h00
VISITA DAS CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR À BIBLIOTECA MUNICIPAL

- 14h30 / 15h30
ENCONTRO CULTURAL INTERGERACIONAL - COM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ARGANIL – Projecto Ler + Jovem

- 21h00 
FALANDO DE REDES
Com o Director da DGLAB Dr. Silvestre Lacerda e a Dra. Teresa Rua, Coordenadora do Grupo de Trabalho das Bibliotecas da CIM das Beiras e Serra da Estrela.

- 22h00
CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO das comemorações dos 20 anos da Biblioteca Municipal com a participação da Escola de Música "Pauta em Movimento"

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!