quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Livro do mês: A Insustentável leveza do ser

A Insustentável Leveza do Ser da autoria de Milan Kundera, publicado em 1984, é seguramente um dos romances míticos do século XX. Neste romance Kundera explora a ideia de leveza e peso das escolhas humanas através da história de dois casais. Tomas, cirurgião, que procura a liberdade sexual como forma de alcançar a felicidade; Teresa, fotógrafa, mulher de Tomás; Sabina, pintora, amante do médico; Franz, professor universitário, amante de Sabina. Por força das suas escolhas ou por interferência do acaso, cada um dos protagonistas experimenta, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida.

A Insustentável Leveza do Ser é uma tapeçaria de ideias tecidas através da vida dos personagens pela voz provocadora do autor-narrador, em que diversas vezes o leitor é interpolado diretamente provocando reflexões existenciais, religiosas, políticas sobre comportamentos estabelecidos na sociedade do século XX e sobre o amor nas suas diferentes formas.

Sobre este romance, Italo Calvino escreveu: "O peso da vida, para Kundera, está em toda a forma de opressão. O romance mostra-nos como, na vida, tudo aquilo que escolhemos e apreciamos pela leveza acaba bem cedo se revelando de um peso insustentável…” 

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!