quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Evocando Fernando Namora nos 30 anos da sua morte


Fernando Namora nasceu em Condeixa-a-Nova, a 15 de abril de 1919, e faleceu em Lisboa, a 31 de janeiro de 1989. 

Na Universidade de Coimbra licenciou-se em Medicina, que exerceu, em Condeixa-a-Nova e nas regiões da Beira Baixa e Alentejo. 

O seu volume de estreia foi Relevos (1938), livro de poesia ligado ainda às tendências do grupo da Presença. Três anos mais tarde, Terra (também poesia) dava início à publicação do Novo Cancioneiro, órgão do Neo-Realismo, que então começava a afirmar-se. Entretanto, publicara também em 1938, o romance As sete partidas do mundo (Prémio Almeida Garrett), que marcava já a viragem ao encontro do Neo-Realismo. Fernando Namora foi um escritor dotado de uma profunda capacidade de análise psicológica, a que se aliou uma linguagem de grande carga poética. Escreveu, para além de obras de poesia e romances, contos, memórias e impressões de viagem. 

A sua produção poética foi reunida, em 1959, no volume As frias madrugadas. A sua experiência como médico deu azo a uma obra de grande sucesso, Retalhos da vida de um médico, de que saiu um primeiro volume em 1949 e outro, em 1963. 

Fernando Namora deixou colaboração dispersa em diversas revistas literárias. É um dos escritores portugueses mais traduzidos em todo o mundo. Pertenceu ao Instituto de Coimbra, à Instituição de Fernando, o Católico, de Saragoça, à Academia das Ciências de Lisboa, à Academia Brasileira de Letras, à Associação Brasileira de Escritores Médicos, e foi sócio do Instituto de História da Medicina, membro honorário da Universidade do Alasca, do Instituto Médico de Sófia e da Hispanic Society of America, de Nova Iorque. Em 1986, foi eleito membro da Academia Europeia das Ciências, Artes e Letras.
Bibliografia consultada:
  • Dicionário Cronológico de Autores Portugueses. Mem Martins : Publicações Europa América, 1998.  vol. ISBN 972-1-04378-8
  • O Século XX Português : Personalidades que Marcaram uma Época. Lisboa : Texto Editora, 2000. 175 p. ISBN 972-47-1549-3
Aceda ao catálogo concelhio da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil para saber que obras do autor e sobre o autor temos disponíveis para si.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!