segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Fundo local enriquecido

Dados para a história de uma aldeia remota: Piódão é um livro da autoria de António da Conceição Lopes Pereira.  O autor nasceu no Piódão a 18 de Fevereiro de 1945, quando a aldeia ainda não era do "conhecimento universal pelas classificações: Imóvel de Interesse Público, 1978, Aldeia Histórica de Portugal, 1993 e Aldeia Remota do programa 2017 das Sete Maravilhas de Portugal da RTP. Deixou a aldeia ainda novo, mas nunca se desligou das suas origens. Na Torre do Tombo e no Arquivo da Universidade de Coimbra pesquisou e recolheu imensa informação, a qual lhe permitiu organizar o livro que agora apresentamos. Neste dá conta da história do Piódão e da Serra do Açor, bem como de outras aldeias vizinhas. Fala das famílias que ao longo dos anos povoaram a aldeia, do colégio e da escola, e, do papel da Comissão de Melhoramentos e da Associação de Compartes.

Este é sem dúvida um valioso contributo para a história local, e como escreve Francisco dos Anjos da Silva  no prefácio da obra, é "um livro a ler e reler por quantos sentimos o palpitar do coração na Serra do Açor".

Livro disponível para consulta na Biblioteca Municipal de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!