quinta-feira, 23 de junho de 2022

Fundo local enriquecido: "A minha odisseia" de Jaime Lopes

Amadora: ed. autor, 2021
"Esta odisseia de um homem comum deixa perceber o conceito de liberdade que o EU transporta dentro da sua caixa de emoções. Desde cedo, o poeta preconizou que o oceano seria ao sua morada (...) Aqui não há proposição nem invocação, mas há uma vontade férrea de dizer que se quer perpetuar o MAR, sacralizando as águas e as consequentes memórias. (...)" (excerto do prefácio por Luísa Ramos)
A minha odisseia é o mais recente livro de poesia de Jaime Lopes, natural da aldeia de Sobral Gordo, concelho de Arganil. O autor rumou em direção a Almada aos 12 anos e ainda antes de completar os 17 anos ingressou na Marinha de Guerra Portuguesa como grumete, tendo sido agraciado e condecorado diversas vezes ao longo da sua vida pelo seu percurso na vida militar.

Publicou o seu primeiro livro, Memórias Itinerantes, em 1996, a que se seguiram, O paladar do sonho, Barco de Memórias, Na ondulação da Maré, Memórias do futuro e Ao sabor do vento.

A poesia de Jaime Lopes reflete o seu percurso de vida sendo quer a serra, quer o mar fonte de inspiração para os seus escritos.

A descrição poética, feita ao longo das 153 páginas que compõem A minha odisseia, transporta o leitor através de uma viagem impar pelos mares, que apenas alguém que teve o mar como escola e casa é capaz de fazer.

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!