segunda-feira, 13 de junho de 2022

Opinião de Leitor: "A filha do irlandês" de V. S. Alexander

Porto Salvo: Saída de Emergência, 2021
ISBN 978-989-773-379-6

Um romance inesquecível de forca e resiliência na Irlanda do seculo XIX Irlanda, 1845.
Este livro é um romance histórico que retrata a crise de fome da batata na Irlanda e dá-nos a conhecer uma família irlandesa, do século XIX, a família Walsh. Composta por um pai viúvo e as suas duas filhas Briana Walsh e Lucinda Walsh. São habitantes do condado de Mayo, onde Brian Walsh é o feitor de Sir Tomas Blakely, um homem Inglês que herdara uma propriedade chamada Lear House através da sua linhagem inglesa. Daniel Quinn tenta avisar Brian Walsh sobre a ameaça de uma praga que deixaria negras e murchas massas informes de folhas, vinhas ressequidas e apodrecidas. Brian parece não acreditar, contudo no dia seguinte a praga aparece, e tal como tantas outras famílias, a família Walsh vê se confrontada com muitas dificuldades e vê-se obrigada a lutar arduamente pela sua sobrevivência.

Na minha opinião foi uma leitura muito interessante, apesar de por vezes ser um pouco dura, muitas das vezes consegui sentir na pele a dor e a angústia das personagens e o terrível caos que eles passavam.

Texto elaborado por Diana Bandeira
(no âmbito da formação em contexto de trabalho)

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!