terça-feira, 8 de outubro de 2024

Duna, obra-prima de Frank Herbert

Frank Patrick Herbert Jr. é um dos autores de ficção científica mais conceituados da modernidade. Nasceu no dia 8 de outubro de 1920 na cidade de Tacoma, no estado norte-americano de Washington e estudou na Universidade de Washington, Seattle. Teve uma grande variedade de empregos — incluindo operador de câmara de TV, comentador de rádio, apanhador de ostras, instrutor de sobrevivência na selva, psicanalista, professor de escrita criativa, repórter e editor de vários jornais… antes de se tornar escritor a tempo inteiro.

Começa a dedicar-se à escrita a tempo interior a partir de 1959, e seis anos depois publica aquela que viria a ser conhecida como a sua obra-prima, Duna.

Duna decorre no planeta deserto de Arrakis. Narra a história de Paul Atreides, herdeiro de uma família nobre encarregada de governar um mundo inóspito, onde a única coisa de valor é uma especiaria, melange, que é na verdade uma droga capaz de prolongar a vida e expandir a consciência. Cobiçada em todo o universo conhecido, a melange revela-se um tesouro pelo qual as pessoas estão dispostas a matar.

Pela sua temática variada e complexa, abordando filosofia, religião, política e ecologia, Duna foi distinguida com os mais importantes prémios de ficção científica: o Prémio Nebula, em 1965, e o Prémio Hugo, em 1966.

Para saber mais sobre o autor e a sua obra consulte:

https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2020/10/conheca-trajetoria-do-escritor-frank-herbert-autor-de-duna.html

Livro disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!