quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia Mundial da Música



O Dia Mundial da Música foi proposto pelo grande músico e violinista Yehudi Menuhin, na altura Presidente do Conselho Internacional da Música e celebrado pela primeira vez em 1975.


Os principais objectivos desta data são:

* Promover a arte musical em todos os sectores da sociedade;
* Promover a música enquanto ponto de encontro de pessoas, ideias e estéticas, celebrando a sua universalidade.

Aproveitando a ocasião vale a pena reflectir sobre a definição de Música, enquanto expressão artística, de J. A. Alegria:

“Como arte a música é a expressão social e cultural em permanente oferta gratuita à sensibilidade e à inteligência dos homens de todos os níveis e capacidades. Fenómeno vincadamente social, a música tem cada vez mais audiência nas comunidades humanas, facilitada pelos modernos meios de comunicação. Tão próxima está das preocupações que agitam cada geração que já alguém afirmou ser a música a autobiografia da sociedade mais do que do seu autor ou compositor. Parece fora de discussão poder dizer-se que a música, através da sua variedade formal, é intrinsecamente sociável.”


In: Polis : Enciclopédia Verbo da Sociedade e do Estado.
1ª ed. Lisboa : Verbo, 1983. 5 vol.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!