Todos reconhecemos que saber ler é uma condição indispensável para o sucesso individual, quer na vida escolar, quer na vida profissional. Torna-se necessário saber ler fluentemente e escrever de forma eficiente para a realização de todas actividades diárias, como ler o jornal, consultar o horário de comboios ou preencher a declaração de impostos, entre outras.
Numa sociedade cada vez mais dependente da obtenção rápida de informação, a fraca competência para a leitura traz embaraços na realização de tarefas bastante simples, dando lugar ao desânimo e desistência face a aprendizagens que dependem essencialmente da informação escrita.
Os resultados das provas de aferição e até estudos internacionais têm comprovado o baixo desempenho de leitura dos alunos portugueses.
É urgente inverter este processo.
A aquisição da leitura e da escrita deve ocorrer num ambiente onde não haja medos nem receios tendo em conta o seu ritmo de aprendizagem e o seu desenvolvimento. Aprende-se a língua manipulando-a nas mais diversas situações: aprende-se a falar falando, a ler lendo, a escrever escrevendo, a compreender exercitando as estratégias de leitura.
Maria João Cavaleiro
Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Arganil
Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Arganil
Olá! É só para avisar que agora o JL tem um site. Visite-nos em www.jornaldeletras.pt e actualize a morada no blogue. Obrigado e bom trabalho!
ResponderEliminar