segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A leitura

Ler é uma estratégia para aprender. Para aprender a ler a simples exposição não é suficiente. “O seu domínio exige um ensino directo que não se esgota na aprendizagem, ainda que imprescindível, da tradução letra – som, mas que se prolonga e aprofunda ao longo da vida do sujeito. A respectiva mestria permite o aumento do potencial comunicativo e a expansão dos interesses individuais e é a grande facilitadora das aprendizagens escolares e do crescimento cognitivo de cada aluno.” (Sim – Sim, 1995).

A leitura, enquanto processo de aprendizagem, implica descodificar o texto, perceber o seu conteúdo e compará-lo com o conhecimento e as experiências a que ele associamos. Como resultado, formamos juízos de valor, revemos o nosso próprio conhecimento, modificamos ou ajustamos o nosso próprio pensamento, e, consequentemente «acontece a aprendizagem».

Ler é questionar o escrito como tal, usar a leitura para obter informação, organizar o conhecimento, a partir de uma expectativa (necessidade/prazer) numa autêntica situação de prazer.

O acto de ler é um encontro entre o leitor e um texto, num tempo e num espaço particulares.

Um bom leitor gosta de ler, pratica a leitura com prazer adquirindo a fluência que é entendida como a rapidez e rigor de compreensão do que é lido. Um bom leitor é aquele que é eficazmente autónomo perante um texto e que auto controla a sua própria compreensão em cada momento de leitura.

“Compete à escola adoptar uma pedagogia do oral proporcionando aos alunos um saber de ordem linguística, cognitiva e social que lhe permita exprimir as suas interrogações e os seus pontos de vista considerando o contexto, as reacções dos seus interlocutores, as suas expectativas e valores, e ter uma imagem de si próprio que o faça sentir um interlocutor de si próprio de pleno direito.” (Sim–Sim,I., Duarte, I., Ferraz, M.J. 1997). E podemos concluir que a leitura é um acto complexo, simultaneamente linguístico, cognitivo, social e afectivo.
Maria João Cavaleiro
Professora bibliotecária

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!