segunda-feira, 8 de março de 2010

A aprendizagem da língua portuguesa

A aprendizagem da Língua Portuguesa é uma tarefa cada vez mais difícil pois as crianças, hoje em dia, apresentam inúmeras lacunas nesta área, principalmente pouca motivação intrínseca para aprenderem. Nesta perspectiva, torna-se premente que as actividades que planificamos e organizamos para serem implementadas na sala de aula, tenham por base o imensurável número de experiências que os alunos trazem para a escola, em virtude de elas serem um factor de empenhamento para a aprendizagem.

O desempenho das nossas crianças depende da nossa actuação pedagógica e o nosso objectivo é que elas atinjam o sucesso. E para que elas atinjam o sucesso devemos estar permanentemente actualizados e não ignorarmos os estudos realizados a nível do ensino da língua e das suas implicações educativas.

A leitura liberta e abre as portas do conhecimento. E o conhecimento, na sociedade actual, é a porta para a qualidade de vida, para a saúde e para a prosperidade. Por isso temos de estar mais atentos à especificidade dos obstáculos conceptuais colocados às crianças na aprendizagem da leitura. Temos que nos consciencializar de que temos que adquirir uma nova postura educativa. Temos ainda de organizar e promover actividades pedagógicas de modo a dotar os alunos das ferramentas necessárias para o domínio pleno da leitura e da escrita.

Assim sendo, a finalidade primordial da minha actividade educativa é procurar fazer com que os meus alunos, lendo, ouvindo, falando, recontando, pesquisando, escrevendo, desenhando, divulgando…, desenvolvam o gosto pela leitura e pela escrita e se tornem leitores activos e escreventes competentes, dotados de meios que lhes permitam adaptar-se a variadas situações e lhes possibilitem a educação permanente e liberdade intelectual, por forma a exercerem em pleno a cidadania e a participarem activamente na sociedade.
Maria João Cavaleiro
Professora bibliotecária

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!