quinta-feira, 29 de abril de 2010

Os livros em Abril


Com Abril quase no fim é importante lembrar a ligação deste mês primaveril com o livro e a leitura. Duas datas marcantes: 2 de Abril, dia em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil e 23 de Abril para comemorar o Dia Mundial do Livro.

A 2 de Abril comemoramos o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, cujos contos que escreveu são uma referência no imaginário de todos os que os leram. Estes contos, apesar da sua longevidade, deveriam ser lidos por todas as crianças. Porquê? Pela riqueza (diversidade, qualidade) das palavras que o escritor usa nos seus textos e pelas imagens que essas palavras constroem, geradoras de imaginação e criatividade, logo, impulsionadoras da agilidade mental, tão necessária para o sucesso educativo das nossas crianças.

No Dia Mundial do Livro, instituído pela UNESCO em 1996, homenageamos dois escritores de referência na Literatura Universal: Cervantes e Shakespeare, que morreram neste dia no ano de 1616, o primeiro em Madrid e o segundo em Inglaterra.

Com esta homenagem, a UNESCO pretende lembrar ao mundo a importância da leitura na construção do Homem, na busca permanente pelo progresso, nas ciências, nas artes, pela preservação do nosso planeta e pela qualidade de vida da Humanidade.

Leia, porque ler é um prazer e o faz viver mais … saudável, divertido, culto, enamorado, nem que seja de si mesmo e muito, muito mais!


Margarida Fróis

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!