terça-feira, 30 de agosto de 2011

D. Dinis, o rei poeta

O Jornal de Letras Artes e Ideias na sua edição de 24 de Agosto apresenta vários artigos sobre D. Dinis, o sexto rei de Portugal, para assinalar o seu nascimento, há 750 anos. Fernando Pinto de Almeida, professor de História Medieval no Instituto Universitário Europeu, dá-nos a conhecer a vertente histórica desta figura emblemática da história portuguesa, afirmando que D. Dinis “na viragem do século XIII para o XIV, marcou profundamente, com o seu génio político e a sua cultura, o reino de Portugal (…) A D. Dinis pode assacar-se boa parte da responsabilidade pela criação da identidade nacional portuguesa (…) entre outras medidas de grande alcance D. Dinis definiu as fronteiras de Portugal no Tratado de Alcacines, instituiu o Português como língua oficial da corte e da chancelaria (…)” D. Dinis para além de ter ficado conhecido pelo cognome “O lavrador”, foi também apelidado de o Rei Poeta, esta vertente é nos apresentada por José Carlos Miranda, professor de Literatura medieval na Universidade do Porto, que afirma “se há característica marcante na obra poética do rei – favorecida, sem dúvida, por ser o mais extenso espólio trovadoresco conhecido -, é o seu caráter diversificado, dando testemunho das principais tendências que se haviam definido até então no seio do trovadorismo galego-português.”

Visite a Biblioteca Municipal de Arganil onde pode ler os artigos referidos e aprofundar os seus conhecimentos sobre esta figura ímpar da história de Portugal.

BIBLIOGRAFIA DISPONÍVEL SOBRE A TEMÁTICA APRESENTADA:

O Rei D. Dinis e a Rainha Santa Isabel de Fernando Barros Leite
[s. l.] : Autor, 1993.

Crónicas : D. Sancho I, D. Afonso II, D. Sancho II, D. Afonso III, D. Dinis, D. Afonso IV, D. Duarte, D. Afonso V, D. João II de Rui de Pina
Porto : Lello & Irmão, 1977

D.Dinis e Santa Isabel : evocação histórica de Mário Domingues
Lisboa : Romano Torres, 1967

D. Dinis de José Augusto P. de Sotomaior Pizarro
Mem Martins : Círculo de Leitores, D.L. 2005.

Cantares : dos trovadores galego-portugueses
Lisboa : Estampa, 1978. 295 p.

Cantigas de escárnio e maldizer : dos trovadores e jograis Galego-Portugueses
Lisboa : Estampa, 2002.

As mais belas poesias trovadorescas
[Lisboa] : Artis, 1960

O trovador Galego-Portugues e o seu mundo de António Resende de Oliveira
Lisboa : Editorial Noticias, 2001

A lírica galego-portuguesa : textos escolhidos
Lisboa : Comunicação, 1983

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!