sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Novidade na biblioteca: Três mulheres de Robert Musil

Figura maior da literatura europeia do séc. XX, Robert Musil (1880-1942) nasceu na cidade austríaca de Klagenfurt (Caríntia), no seio de uma família de engenheiros relativamente abastada. Na infância e adolescência frequentou em regime de internato, as escolas militares de Eisenstadt e Mährisch-Weisskirchen. Seguiu-se uma formação na área da engenharia mecânica. Um temperamento irrequieto e uma sensibilidade exacerbada aos problemas que marcam o início do século levam-no até Berlim, onde se dedica ao estudo da psicologia experimental e da filosofia. Mobilizado para a guerra de 1914-18, combate a Itália na frente do Tirol meridional, ao serviço da monarquia austríaca. Publicou a sua primeira obra, O jovem Torless em 1906. O homem sem qualidades, cujo primeiro volume foi publicado em 1930, é a síntese final, obra-prima, tanto da obra quanto da vida de Robert Musil.

A experiência de uma Natureza esmagadora e da sua própria hospitalização como ferido de guerra serviriam de inspiração às três novelas que constituem Três Mulheres: Grígia; A portuguesa e Tonka, obra vinda a lume em 1924.

Recomendamos a leitura deste livro, integrado na colecção Não Nobel lançada pelo Público, agora disponível na Biblioteca Municipal de Arganil.

Para além deste título temos também disponível o livro O jovem Torless.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!