quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Uma história da leitura de Alberto Manguel

“Ler em voz alta, ler em silêncio, ser capaz de transportar na mente bibliotecas íntimas de palavras lembradas são capacidades extraordinárias que adquirimos através de métodos incertos. No entanto, antes de estas capacidades poderem ser adquiridas, o leitor precisa de aprender a técnica básica de reconhecer os signos comuns pelos quais uma sociedade escolheu comunicar; por outras palavras, tem de aprender a ler. (…)
Os métodos através dos quais aprendemos a ler não só incorporam as convenções da nossa sociedade no que diz respeito à alfabetização – a canalização de informação, as hierarquias de saber e de poder -, mas também determinam e limitam a maneira como usamos a nossa capacidade de ler.”

In: Uma história da leitura

Uma história da leitura, de Alberto Manguel é uma obra admirável que nos coloca diante de um grande leitor e de um escritor que de forma harmoniosa soube conciliar inteligência e intuição, objectividade e sensibilidade, rigor e vigor. O autor não teve a pretensão de fazer uma história completa da leitura, mas sim uma reflexão histórica e filosófica sobre a mesma, partindo da sua própria experiência e conhecimentos, conduzindo-nos através de uma viagem exploratória do livro, da leitura e do leitor.

Um livro cuja leitura se recomenda e que sem dúvida é um importante instrumento para quem se debruça sobre a temática da leitura.

Pode requisitar esta obra na Biblioteca Municipal de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!