quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Attachment de Isabel Fonseca

Attachment é o primeiro romance da autoria de Isabel Fonseca nascida em Nova Iorque e a residir no Reino Unido.

Este livro é uma novela que retrata de forma intimista o envelhecer, a vida de casal e dos filhos e de como mesmo após um casamento de 23 anos marido e mulher continuam a ser um mistério um para o outro.

Jean Hubbard é uma americana de 45 anos, colunista independente, casada com Mark, executivo de sucesso na área da publicidade. Depois de mais de 20 anos em comum Jean e Mark mudam-se para St. Jacques, uma ilha perto das Maurícias, deixando a sua filha Victoria a tomar conta da casa em Londres.

O abalo na vida conjugal acontece quando Jean descobre um e-mail dirigido ao marido, que aparenta ser de uma amante. Em vez de confrontar o marido, Jean inicia uma troca de mensagens com Giovana, fazendo-se passar por Mark.

Este é o início de uma profunda reflexão sobre a vida de Jean, que se vai cruzando com as histórias da sua filha, marido, pai e irmã e nos mostra a vida como ela de facto é, e não como deveria ser.

Entrar na história requer no entanto algum esforço do leitor, é necessário insistir para conseguir captar o enredo. Uma vez ultrapassada esta fase, e apesar de algumas lacunas na tradução e revisão do livro, a leitura envolve-nos de forma provocativa e faz nos reflectir sobre questões muito importantes: Até que ponto conhecemos aqueles que amamos? Até que ponto nos conhecemos a nós próprios?

Leia, porque ler é um prazer!

Obs.: Este livro está disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!