terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dia Europeu da Internet Segura - 2012

Este ano o dia Europeu da Internet Segura, que se assinala a 7 de Fevereiro, é dedicado à temática Aproximar as Gerações, e tem como slogan descobrir o mundo digital em conjunto e em segurança.

A World Wide Web é um recurso disponível a todas a gerações e a temática escolhida pretende encorajar as famílias a trabalhar em conjunto de forma a que o uso da Internet se torne mais seguro. Quer tenha 5, 40 ou 75 anos, quer use a internet diariamente ou apenas uma vez por mês, todas as pessoas podem contribuir com a sua experiência e competências online de modo a tornar o uso desta ferramenta mais seguro.

Actualmente as nossas vidas online e ofline estão fortemente ligadas: a internet serve de meio de comunicação, de instrumento de trabalho, de fonte de informação e de lazer. O mundo online é uma “arena” única onde pessoas de todas as idades podem aprender juntas, em especial no que diz respeito à sua segurança.

Os mais jovens podem ensinar os mais velhos a usar as novas tecnologias, e os mais velhos com a sua experiência de vida podem contribuir para alterar os mais jovens para os perigos da Internet.

Resumindo os principais objectivos desta efeméride são:

• Alertar, informar e consciencializar os jovens acerca da importância de uma convivência segura na utilização da Internet;

• Mobilizar os adultos para a utilização das TIC;

• Incentivar as famílias a trabalhar conjuntamente na descoberta segura do mundo digital

Texto adaptado a partir de http://www.saferinternet.org/web/guest/safer-internet-day

Descubra mais sobre esta temática em:

Como tornar a Internet segura: informações para pais e educadores disponível em:
Guia para a segurança na Internet disponível em:

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!