quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Novidade bibliográfica: Serra, luas e literatura de João Rodil

Serra, luas e literatura de João Rodil
Sintra: Edições da Palavra, 2004

“Com rara felicidade, o título deste delicioso ensaio cinge o seu conteúdo como fechadura de manuscrito antigo e precioso. Ele não nos ilude – o que qualquer amante de Sintra e da Literatura pode encontrar nestas páginas, erguido sobre o fundo de um trabalho árduo, valoroso e honesto de pesquisa documental, é um monumento à Serra e à Literatura que ela inspirou, um palácio de sonho e poesia esculpido pelo Assombro, a Lenda e a História, parafraseando o poeta Mário Beirão, citado pelo autor.
Mas João Rodil não se quis limitar a apresentar ao leitor, de uma forma árida e monótona (…) a genealogia ilustre de autores que desde recuados tempos pela Serra da Lua se deixaram inspirar. (…) O que ele criou neste livro, foi uma autêntica prosopopeia da Serra de Sintra, que vira personagem animador e animado pelos mais marcantes momentos da história e da cultura portuguesa, europeia e universal.(…)”

Jorge Telles de Menezes
(fonte: contra-capa do livro)

“Ficou demonstrado – e não foi por mim mas pelo concílio dos autores que verdadeiramente compõem este trabalho – que a Serra de Sintra não é apenas um local de belezas paisagísticas, ou barreira montanhosa estrategicamente posicionada. Esta Serra já foi tudo o que um pedaço de terra pode ser.”

João Rodil, no capítulo final: Fim de estação

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!