terça-feira, 15 de maio de 2012

O sistema periódico de Primo Levi

O livro “o sistema periódico” escrito por Primo Levi em 1975, foi considerado “o melhor livro de ciência jamais escrito”, pela Real Academia de Londres. Esta distinção deu visibilidade à valência química de “um dos escritores italianos mais marcantes”, no dizer de Umberto Eco. Primo Levi, mais conhecido pelas suas obras literárias humanistas, reflexões sobre a pessoa humana, foi químico de profissão antes de se dedicar inteiramente à escrita em 1977. Este livro põe à disposição dos leitores 21 relatos sobre a natureza humana genialmente cerzidos com as propriedades de 21 elementos químicos. Ouro, Prata, Mercúrio, Arsénio, Carbono, entre outros elementos, enovelam histórias de pessoas com que Primo Levi viveu, ou ficcionou.

In: Diário de Coimbra nº 27736 (15.05.2012)

Mas há muito mais: O sistema periódico é sobretudo a história de uma geração que cresceu nos anos do fascismo e assistiu aos dramáticos acontecimentos da guerra contada por alguém que, com ironia e auto-ironia, toma como ponto de partida a sua profissão para tentar compreender as coisas e os homens.

O livro pode ainda ser lido como o reflexo da permanente desconfiança do homem em relação à matéria, tão depressa inerte como maléfica – uma metáfora da existência, do ofício de viver, donde emergem, aqui e ali (como na vida), os factos insólitos, os sucessos e os fracassos.
Fonte: contra-capa do livro
Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!