terça-feira, 2 de outubro de 2012

Livro do mês: O livro quebrado de Serge Doubrovsky

Um homem de cinquenta e sete anos, escritor, situa-se no tempo após ter visto um programa de televisão sobre o dia 8 de maio de 1945, seguido de debate sobre o que representou a guerra que ele viveu sem vê-la. E assim principia o seu novo romance.

A sua melhor crítica e primeira leitora lê os dois primeiros capítulos e faz-lhe uma cena de ciúmes. Ele escrevera sempre sobre as suas ex-mulheres – uma por romance – e ela resolve desafia-lo: se sempre ultrapassou as barreiras literárias inovando, por que não fazer um romance sobre o presente, sobre as suas vidas?

A partir de então seguimos a vida de um casal, o passado no singular ou no plural, os problemas de um romancista, da sua verdade romanceada, da personagem feminina que se reserva o direito de censura.

Após a morte repentina desta personagem, o romance continua o seu curso dilacerado, mutilado, à procura do porquê, à procura do passado a dois.

Fonte: badana do livro
Excerto:

“No momento de atravessar a porta, a ideia atinge-me. De repente volto-me, vou direito ao escritório dela. Fico de pé, imóvel. A minha mulher levanta tranquilamente a cabeça, olha-me calmamente, pergunta:
- O que é que se passa agora?
- O que é que se passa? Pois bem, olha. Apenas uma ideia, uma ideiazinha, para nos abrir o apetite. Querias que eu escrevesse sobre ti, sobre nós? Gostavas que eu contasse o nosso casamento? Como é que a coisa se passou na realidade?
- Mas fá-lo!
O seu olho límpido encara-me sem sombra de perturbação.
- Se eu dissesse, se eu dissesse…”


Nota biográfica:

De origem russa, Serge Doubrovsky nasceu em Paris em 1928, onde fez os seus estudos e se doutorou em letras. É escritor, crítico literário e foi professor universitário de literatura francesa.
O seu trabalho inclui obras de crítica literária e romances autobiográficos, que ele próprio apelidou de “autoficção”.
É autor de “Fils” (1977), “Un amour de soi” (1982) e “La vie l’instant” (1984), além desta surpreendente obra “O livro quebrado”, que lhe valeu a atribuição do prémio literário Médicis em 1989.

Leia, porque ler é um prazer!

1 comentário:

  1. Oie estou a procura deste livro porém não tem a venda , onde encontra para baixar?

    Grata pela ajuda.

    ResponderEliminar

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!