sexta-feira, 1 de março de 2013

Livro do mês: A vida não se aprende nos livros

A vida não se aprende no livros de Eduardo Sá
Lisboa: Oficina do livro, 2002

A vida não se aprende nos livros é uma compilação de textos da autoria do psicólogo Eduardo Sá, publicados originalmente na revista XIS, suplemento do jornal Público.

Neste livro, com textos curtos em tom informal, o autor parece entabular uma conversa com o leitor - este questiona, e Eduardo Sá responde, deixando sempre margem para que o leitor escolha o atalho que mais lhe convém e conduzindo-o, sem dúvida, à reflexão sobre temas pertinentes relacionados com a maternidade/ paternidade, o amor e os sentimentos.

Como o próprio título indica a vida não se aprende nos livros, é importante ler, mas mais de que isso é necessário estar atento ao que nos rodeia. Não devemos pensar apenas com a razão, mas também com o coração.

“Eduardo Sá responde com perguntas e faz-nos pensar. Mais do que pensar, dá-nos tempo para ajustar o fato à nossa medida. Ao nosso tamanho. Deixa-nos, até, transformá-lo, adaptá-lo e tingi-lo de outras cores. E é nisto que os seus livros se revelam especialmente eficazes. Porque aquilo que me serve a mim é necessariamente diferente do que serve aos outros e, afinal, nos seus livros todos encontramos tamanhos por medida. À nossa medida.”

Laurinda Alves

Excerto:

As crianças têm hoje mais brinquedos, felizmente, o que não significa que nos demitamos de ser melhores pais. Mais brinquedos podem representar uma overdose se, como eles, se pretender disfarçar repetidas omissões dos pais. Mas, na maior parte dos casos mais brinquedos representam solicitações mais plurais que permitimos às crianças, e que as levam a dispersar a sua atenção por diversos apelos, e a escolherem os que mais lhes tocam no coração.
Mais brinquedos não poupam os pais ao brincar. Pelo contrário. (…)”

Mais informação sobre esta obra:


Outros livros do autor disponíveis na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil:

Chega-te a mim e deixa-te estar. 2ª ed. Dafundo : Oficina do Livro, 2005. ISBN 989-555-141-X
Crianças para sempre. 1ª ed. Lisboa : Fim de Século, 2000. ISBN 972-754-162-3
Psicologia dos pais e do brincar. 2ª ed. Lisboa : Fim de Século, 1995. ISBN 972-754-087-2

LEIA, PORQUE LER É UM PRAZER!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!