terça-feira, 12 de setembro de 2017

Novidade na Biblioteca: Memórias da Serra do Açor de António Nunes Gouveia

O livro “Memórias da Serra do Açor” é um conjunto de contos, lendas e memórias da autoria de António Nunes Gouveia.

Nascido em Sobral Magro, no ano de 1899, António Nunes Gouveia cedo rumou a Lisboa onde desempenhou diversas profissões: marçano, operário fabril, empregado de armazém. Esteve emigrado em França e no regresso a Portugal, aos 24 anos, foi estudar para Coimbra, tendo-se licenciado em Filologia Germânica aos 31 anos.

Depois de se reformar dedicou o seu tempo a escrever “tudo o que a memória guardava, da sua terra natal”. Textos que deixou em manuscrito, que “andou desparecido durante décadas”. Por esse motivo o livro “Memórias da Serra do Açor” apenas foi publicado em 2016, 31 anos após a morte do autor.

Estes apontamentos têm a sua história. Certo dia em conversa com a Maria José, manifestei pesar pela perda de acontecimentos, lendas e historietas que terão, porventura, algum interesse para o estudo da etnografia da Beira Litoral (…) No dia seguinte, encontrei sobre a mesinha de cabeceira um caderno de apontamentos… Que significado atribuir-lhe? Estímulo ou desafio?
Passaram-se dias e sempre que entrava no quarto, acordava, me levantava, lá estava o maldito caderno na mesma posição, como que a fixar-me com ar interrogativo. Eu bem me esforçava por esquecer, desviar o olhar e fazer de conta que nada existia ali. Impossível. Cada vez a sua presença se tornava mais hostil e provocante (…). Era pois necessário acabar com esta situação desagradável. (…)
Durante a insónia habitual da noite seguinte (…) lancei mão ao caderno e esferográfica e rabisquei a história «O tesouro encantado» (…) Sucederam-se o restantes assuntos (…)
Tudo isto, espécie de rascunho, necessita de ser passado a limpo e corrigido. (…) Esse trabalho enfadonho deixo-o para algum dos meus descendentes (…)
Cascalheira, 9 de Agosto de 1984
Excerto das Introdução pelo autor

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

1 comentário:

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!