sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Sugestão de leitura: Uma esperança mais forte do que o mar de Melissa Fleming


Da autoria de Melissa Fleming, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e conselheira sénior do Secretário-Geral das Nações Unidas, Uma esperança mais forte do que o mar é uma chamada de atenção para a situação dramática por que passam milhares de refugiados sírios que procuram abrigo na Europa. É também uma história extraordinária de uma jovem corajosa, Doaa Al Zamel, e da sua luta pela sobrevivência.

Esta narrativa começa nos primeiros dias da sublevação síria contra o governo de Al Assad, no “berço da revolução”, a cidade de Daara. Com o agigantar da repressão e da violência, a família Al Zamel perde todos os seus meios de subsistência e decide viajar para o Egito. Ali, após uma temporada de relativa tranquilidade, a comunidade em que se integram começa a ser perseguida, o que motiva uma drástica decisão: Doaa quer enfrentar o Mediterrâneo para tentar viver uma nova vida na Europa, longe da guerra. 

Esta fuga faz-se em barcos sem quaisquer condições, iludindo as autoridades.

Após quatro dias a navegar, o seu barco é criminosamente abalroado e praticamente todos os ocupantes – 500 pessoas comprimidas num espaço exíguo – morrem.

Durante quatro dias e quatro noites, Dooa ficou à deriva numa pequena boia, protegendo duas crianças, depois de ter visto morrer quase todos os seus companheiros de travessia. No entanto, a sua esperança e a sua fé eram maiores e mais fortes do que todo o mar.

Este é um livro fundamental sobre esta crise humanitária e o testemunho de Doaa Al Zamel dá rosto à tragédia pela qual passam milhares de pessoas em busca de paz e de uma vida melhor.

Fonte: http://www.e-cultura.sapo.pt/artigo/22013

Leia aqui as primeiras páginas. Gostou? Requisite na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!