quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Livro do mês: Um capricho da natureza de Nadine Gordimer

Hillela é o “Capricho da natureza” de Nadine Gordimer: uma jovem rapariga insubordinada e indomável, improvável heroína dos movimentos de libertação que mudaram o mapa político africano na segunda metade do século XX. 

Abandonada pela mãe, Hillela é criada por duas tias na África do Sul, Olga e Pauline. A sua rebeldia leva a que seja expulsa do colégio particular na Rodésia e fá-la expulsar-se a si própria da sua família. 

Depois de vários acontecimentos, Hillela é abandonada pelo amigo em quem confiava e torna-se uma “rapariga de praia”, vagando entre empregos e amantes, tornando-se por fim na esposa de um revolucionário negro. O seu percurso pessoal atribulado é o catalisador para o desenvolvimento da sua personalidade e consequente envolvimento nos movimentos de libertação africanos. 

Embora considerada como uma das obras maiores de Nadine Gordimer, Um capricho da Natureza não é um livro de leitura fácil, exigindo frequentemente uma releitura das frases para captar todos os detalhes da linguagem caracteristicamente metafórica da autora. 

Nota biográfica: Nadine Gordimer (1923-2014), escritora sul-africana, prémio Nobel da Literatura em 1991 foi uma das mais influentes vozes contra a segregação durante o regime do apartheid. Apreciada pelo seu apaixonado estilo e pela sua capacidade crítica a sua obra debruça-se sobre as tensões da vida quotidiana na África do Sul sob o sistema do apartheid. É autora entre outros de A história do meu filho, A gente de July e Um mundo de estranhos.

Para saber mais sobre a autora e a sua obra consulte:
Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!