terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Ano internacional da tabela periódica – uma língua comum para as ciências


2019 é o Ano Internacional da Tabela Periódica. Uma resolução das Nações Unidas e da UNESCO para celebrar a criação de uma das ferramentas mais importantes na história da ciência.

Em 1869 Dmitri Mendeleev criou o Sistema Periódico dos Elementos Químicos. Passados 150 anos celebramos a criação da ferramenta que permite prever as propriedades da matéria – na terra ou em qualquer parte do universo.

Durante o século XIX o número de elementos químicos conhecidos tornou-se cada vez maior e, simultaneamente, as suas propriedades físicas como químicas foram sendo estudadas. Por esta razão, surgiu a necessidade de classificar os elementos de modo sistemático, atendendo às propriedades que eles tivessem em comum. Atendendo às propriedades dos elementos, a primeira tentativa de classificação dos elementos baseou-se em separá-los em dois grupos: os elementos que tinha características metálicas e aqueles que não as tinham. Contudo, esta primeira tentativa de classificação não foi satisfatória.

O químico alemão Dobereiner, em 1829 e o químico Inglês John Newlands, em 1864, fizeram experiências com o intuito de classificar os elementos químicos, mas nenhum dos dois conseguiu desenvolver um sistema satisfatório.

Em 1869, trabalhando independentemente, Dimitri Mendeleev e Lothar Meyer classificaram os elementos atendendo às suas propriedades químicas e físicas, respectivamente. (…) Na classificação obtida as propriedades repetiam-se periodicamente de modo que todos os elementos de uma mesma coluna vertical, isto é, de um grupo, têm propriedades análogas. Os elementos de uma mesma fila horizontal constituem um período. Cada período começa por um metal alcalino e termina com um gás nobre. A genialidade e ousadia de Mendeleev tornaram-se evidentes por ter previsto a existência de elementos então desconhecidos baseando-se na sua classificação. Mendeleev deixou lugares vazios na sua tabela para elementos como o eka-boro, o eka-alumínio e o eka-silício, que foram descobertos posteriormente e que se conhecem actualmente, com os nomes de escândio, gálio e germânio, respectivamente.

Dmitri Mendeleev: Físico e químico russo (Tobolsk, Sibéria, 8.2.1834 – São Petersburgo, 2.2.1907). Estudo no Instituto Pedagógico Central de São Petersburgo, onde obteve o diploma de prof. de ciências, indo leccionar para Odessa, na Crimeia. Partiu em seguida para a Alemanha, onde na Universidade de Heildeberg, trabalhou em espectroscopia sob orientação de Kirchhoff e Bunsen, realizando aí o seu doutoramento. Regressou à Rússia, onde a Universidade de São Petersburgo lhe atribuiu uma cátedra. Realizou trabalhos importantes no domínio da Química-física, tendo apresentado em 1869 a sua classificação periódica.

Bibliografia consultada:

  • Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira de Cultura : Edição Séc XXI. Lisboa: Verbo, imp.1998.  ISBN 972-22-1850-6 (Obra Completa)
  • Didacta : enciclopédia temática ilustrada : física, química. Oeiras : F.G.P., 1995. 427 p. ISBN 972-8332-04-1
  • Construtores do mundo contemporâneo. Porto : Lello & Irmão, 1982.

Aceda ao catálogo da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil para saber quais os livros sobre química e física que temos disponíveis para si.

Pode também consultar os seguintes links para ficar a saber mais sobre o Ano Internacional da Tabela Periódica:

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!