quarta-feira, 15 de abril de 2009

Centenário do Nascimento de Joaquim Soeiro Pereira Gomes



Centenário do Nascimento
Joaquim Soeiro Pereira Gomes
1909-1949




Foi há 100 anos atrás, no dia 14 de Abril de 1909 que nasceu Joaquim Soeiro Pereira Gomes, autor do livro “Esteiros”, considerada uma das obras mais paradigmáticas do neo-realismo português.

Natural de Gestacô, Baião, tirou o curso de regente agrícola na Escola Agrícola de Coimbra e após uma breve passagem por África, fixou-se em Alhandra onde trabalhou como empregado de escritório na Fábrica de Cimentos Tejo. Contactou de perto com os operários e envolveu-se em diversas actividades de dinamização cultural e desportiva junto do operariado.

Militante Comunista, Soeiro Pereira Gomes desempenhou cargos de dirigente no PCP. Procurado pela PIDE, foi forçado a viver na clandestinidade durante vários anos.

Faleceu em 1949, vítima de Tuberculose.

Soeiro Pereira Gomes publicou em vida o romance Esteiros (1941) e colaborou no semanário “O Diabo”, postumamente foram publicados “Contos Vermelhos” (1950) e “Engrenagem” (1951).




Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!