quinta-feira, 2 de abril de 2009

Hans Christian Andersen


No Dia Internacional do Livro Infantil também se assinala a data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Autor de contos para crianças e adultos, poeta e artista, dramaturgo, jornalista, romancista, critico, tradutor, narrador de viagens… nasceu a 2 de Abril de 1805, em Odense (Copenhaga). Filho de pai sapateiro e mãe lavadeira. Apesar das suas origens humildes, foram os pais, os primeiros, a incentivá-lo a escrever. Aprendeu desde muito cedo a ler e adorava ouvir as histórias que o seu pai lhe contava.
Aos 14 anos de idade, viajou para Copenhaga. Ai trabalhou como actor e bailarino e escrevia peças de teatro. Em 1828 entrou na Universidade de Copenhaga e já publicava diversos livros. Durante o ano de 1866 visita Portugal e a Lisboa associa o interesse pela literatura e estuda a biografia de Luís de Camões. Descreve entusiasmadamente os encantos da natureza da cidade de Setúbal, de Brancanes, de Palmela e da Arrábida. Ainda visitou Aveiro, Coimbra e Sintra. Escreve:

“Voará muitas vezes meu pensamento
Para o belo país que é Portugal”.


No final de 1872, Hans Christian adoece e permaneceu com a sua saúde fragilizada até ao dia 4 de Agosto de 1875, quando faleceu em Copenhaga.
Autor de vários contos infantis, poeta e escritor notabilizou-se pelos contos de fadas, pelos quais é internacionalmente conhecido. Autor de O Patinho Feio, A Princesa e a ervilha, O soldadinho de Chumbo, A roupa Nova do Rei entre tantos outros contos que deliciam os mais novos e encantam os mais velhos.
Com uma visão humana fantástica, escreveu mais de uma centena e meias de contos traduzidos em imensas línguas e escritos para serem lidos em voz alta, saboreados e adorados por todos que gostam de sonhar!

Foram os contos para crianças que conquistaram a imortalidade deste grande escritor e como afirma “Creio que me saíram bem. Compus alguns contos que me fizeram feliz em pequeno e que julgo não serem conhecidos. Escrevi-os completamente como se os contasse a uma criança.”

1 comentário:

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!