segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A leitura desde o berço

Muitos estudos defendem que é saudável que a criança contacte com a leitura desde tenra idade. Para além da leitura ter um impacto positivo e crucial no desenvolvimento cognitivo da criança ela tem também impacto na sua própria personalidade. Em geral as crianças que têm contacto com o livro regularmente são crianças mais criativas, mais imaginativas, mais confiantes e com maior capacidade de reflexão e de argumentação.

A leitura não é apenas divertida, engraçada, emocionante, empolgante e prática, para a criança ela é uma das chaves de acesso ao mundo dos adultos.

Durante as últimas duas décadas um pouco por todo o mundo, e sobretudo através das bibliotecas públicas têm surgido diversos programas para a promoção da leitura. Infelizmente o enraizamento deste hábito ainda não tem o alcance pretendido, embora muito caminho já se tenha percorrido no sentido de formar bons leitores.

Os jovens hoje em dia, em geral, lêem pouco. Despendem muito tempo frente ao computador ou frente à televisão, desde muito cedo têm contacto com as novas tecnologias, que têm sobre eles um efeito fascinante. Se a leitura não for estimulada desde tenra idade, dificilmente o futuro jovem adquirirá o hábito de ler. Qualquer hábito precisa de ser incentivado. A leitura não é um dom que nasce connosco, portanto quanto mais cedo se começar a promover o contacto com o livro e a leitura, mais serão as hipóteses de criar um verdadeiro leitor.

Para desenvolver este hábito é muito importante o envolvimento da família e a criação de condições propícias ao desenvolvimento deste hábito no lar. Existem vários passos que os pais podem dar para ajudar a preparar os seus filhos a tornarem-se leitores, a par com as actividades desenvolvidas nas escolas e nas bibliotecas. Estes incluem:

- Proporcionar aos filhos uma dieta rica em experiências linguísticas ao longo do dia: falar com as crianças, contar histórias, cantar canções, recitar poemas e lengalengas e descrever o mundo que os rodeia. Dar nomes as coisas e estabelecer conexões. Encorajar a criança a conversar.

- Estabelecer o ritual de ler cerca de 30 minutos por dia em voz alta para as crianças, começando desde o berço.

- Visitar regularmente a biblioteca e deixar a criança manusear e escolher os livros da sua preferência. Participar nas actividades de promoção da leitura oferecidas pela Biblioteca.

- Acompanhar o percurso escolar da criança. É importante o diálogo com o professor para saber em que nível se encontra e qual a melhor maneira de a acompanhar em casa para o bom desenvolvimento das suas capacidades.

- Limitar o tempo de visionamento de televisão. Procurar programas adequados à idade da criança.

- Fazer da leitura um ritual. Enquanto a criança lê ou ouve uma história a televisão e/ou a rádio devem ser desligados.

- Os pais são o principal modelo para as crianças: demonstre o seu gosto pela leitura. Crianças que vêem os pais a ler, que percebem que eles têm prazer ao fazê-lo, são crianças mais interessadas na leitura do que aquelas que têm pais que não lêem e não gostam de ler.

- Demonstrar a importância da leitura na realização das tarefas do dia-a-dia. Exemplo: ver o horário dos transportes públicos, seguir uma receita de culinária, fazer compras no supermercado, são tarefas que requerem o saber ler para serem concretizadas.

- Aconselhar-se com os profissionais da biblioteca e com os professores sobre as leituras mais adequadas à faixa etária do seu filho.

- Oferecer livros aos seus filhos em datas festivas. A existência de livros no lar é fundamental para a familiarização com o livro e a leitura.

- Envolver os avós na educação dos seus filhos. Peça-lhes para lhes contarem histórias e cantar canções da sua geração.

A técnica da leitura, é uma técnica que se começa a desenvolver desde o nascimento, portanto quanto mais cedo iniciar o contacto da criança com o livro e a leitura, maiores serão as hipóteses de obter sucesso.

Miriella de Vocht
8 de Novembro de 2009

Bibliografia consultada:

http://www.ed.gov/pubs/startearly/ch_1.html%20acedido%20em%2007.11.2009 acedido em 07.11.2009
http://www.peuterplace.nl/peuter/voorlezen.htm acedido em 07.11.2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!