quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Livro do mês: O romance de Nostradamus de Valério Evangelisti






EVANGELISTI, Valerio - O romance de Nostradamus : O presságio. 1ª ed. Lisboa : Presença, 2001. 325, [3] p. ISBN 972-23-2814-X


O Romance de Nostradamus: o presságio é o primeiro livro de uma trilogia que Valério Evangelisti escreveu sobre a vida de um dos mais conhecidos profetas de todos os tempos. Como o autor refere, embora este livro seja um romance e como tal ficcionado, o autor procurou as bases cientificas da vida do profeta, consultando os raros documentos credíveis que relatam a vida de Nostradamus.

Nascido na Provença, nos primeiros anos do séc. XVI, num ambiente de grandes convulsões religiosas em pleno período inquisitorial que mata tanto como a peste que grassa em vários pontos da Europa, Michel de Nostradamus, judeu converso, que tinha sido iniciado por seu avô nos segredos da alquimia e da ciência cabalística, formado em medicina, mas que exerce uma profissão obscura de farmacêutico é perseguido, precisamente pelas suas raízes judaicas, por uma figura obcecada pela sua ruína. Numa época fascinante da História da Europa, este romance prende-nos pelas imagens construídas num emaranhado de personagens históricas como Rabelais e Du Bellay, levando-nos para uma Europa profundamente envolvida em lutas político-religiosas, de mistura com feitiçaria.

Nota biográfica:

Nascido em Bolonha, em 1952, Valerio Evangelisti revolucionou e revitalizou a literatura italiana. O êxito incontestável em que se tornaram as aventuras de Nicolas Eymerich valeram a este ex-professor de História o prémio Urania, em Itália, e, em França, O Grand Prix de L' Imaginaire e o prémio Tour-Eiffel.

Fonte: www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!