segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Turista por acidente de Anne Tyler

Tyler, Anne – Turista por acidente. – Lisboa: Dom Quixote, 1987

Turista por acidente é um livro que incide sobre assuntos sérios da vida, tais como o divórcio e a perda de um filho. Apesar de se tratar de assuntos pesados, o livro lê-se de forma leve, a autora recorre frequentemente a momentos humorísticos ou situações caricatas, retirando assim peso da narrativa.

Macon Leary é a personagem central do livro, um homem metódico e ordenado, que tem como profissão escrever guias de viagem para homens de negócio. Macon perdera o filho há menos de um ano, raramente fala sobre o assunto e o tempo trata de o afastar de Susan, a mulher. Separam-se e Macon fica sozinho com Edward, um cão problemático e a gata Helen.

É por intermédio do cão que trava uma relação com Muriel, uma treinadora de animais. Muito mais nova de que Macon, e com uma personalidade completamente contrastante, ela consegue fazer com que Macon torne a encarar a vida de frente, mas não sem alguns percalços.

A viver sozinho com apenas dois animais Macon engendra uma serie de esquemas para simplificar a vida doméstica. Por exemplo para não ter de carregar a ração do cão, esta era depositada por um tubo de carvão directamente para a taça do cão na cave. Estas engenhocas levam a situações ridículas e à custa delas Macon parte uma perna e vê-se obrigado a ir viver para a casa dos avós onde vivem os seus irmãos também divorciados e a irmã mais nova.

Quando finalmente recupera, Macon regressa às suas viagens para a recolha de informação para os seus guias. A mulher Susan reaproxima-se e Muriel não desiste de Macon.

Qual será a melhor opção para Macon? Regressar a uma vida que já conhece, seguindo simplesmente a maré ou finalmente tomar as rédeas da sua vida nas mãos?

“Para a viagem a Inglaterra, vestiu o fato mais prático. «Um fato chega», aconselhava nos seus guias, «se levar algumas embalagens de tira-nódoas, de tamanho próprio para viagem.» (Macon conhecia todos os produtos que eram vendidos em embalagens próprias para viagem, desde desodorizantes a graxas.) «O fato deve ser cinzento. O cinzento não só encobre a sujidade, como dá jeito para funerais inesperados ou outros acontecimentos formais. Ao mesmo tempo não é demasiado triste para todos os dias.»
Emalou um mínimo de roupa e um estojo de barbear. Uma cópia do seu mais recente guia de Inglaterra. Um romance para ler no avião.
«Leve só o que puder meter numa mala de mão. Ter de verificar a bagagem é estar a pedir sarilho.(…)»”

A autora: Anne Tyler, nasceu em Mineápolis, nos EUA, em 1941. Publicou o seu primeiro romance em 1964, tendo até à data publicado 17 livros, dos quais 6 tiveram adaptação cinematográfica. Com o romance “exercícios de respiração” ganhou o prémio Pulitzer na área de ficção em 1989.

1 comentário:

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!