quarta-feira, 2 de março de 2011

Livro do mês: a mensageira de Daniel Silva

SILVA, Daniel - A mensageira. Lisboa : Bertrand, 2007. 386 p.
ISBN 978-972-25-1544-3

Em A Mensageira acompanhamos Gabriel Allon, um restaurador de arte e espião que está prestes a enfrentar o maior desafio da sua vida. Tudo começa, quando sob circunstâncias misteriosas, um alegado simpatizante da Al-Qaeda é morto em Londres, e no seu computador são encontradas fotografias que levam os serviços secretos israelitas a desconfiar de que a organização terrorista prepara um dos mais ousados atentados de sempre ao mais visível símbolo do Cristianismo no mundo: o Vaticano.

Gabriel informa Donati, secretário do Papa, sobre as ameaças que pendem sobre o Vaticano, mas o que nem um, nem o outro sabem é que o inimigo já se infiltrou e que ambos em breve irão estar no centro do mais devastante ataque terrorista desde o 11 de Setembro.

Gabriel Allon é destacado para garantir a segurança do Sagrado Pontífice e sabendo que a maior parte dos fundos terroristas é assegurada por doações sauditas, entre as quais as de um dos homens mais poderosos do mundo, irá conseguir infiltrar uma agente inexperiente no perigoso mundo de Zizi Al-Bakari e Ahmed Bin Shafiq.

A intensidade e constante surpresas mantidas pelo enredo, além da enorme variedade de cenários em que o mesmo decorre (desde Jerusalém, Israel, Roma, Veneza, Londres, Washington, Paris, Suiça ou até mesmo uma ilha paradisíaca nas Caraíbas), fazem deste livro uma excelente obra de ficção na qual são abordados os limites do fundamentalismo islâmico e das acções de terrorismo.

Nota biográfica:
De nacionalidade americana, Daniel Silva é filho de pais açoreanos imigrados em Massachussets e passou a infância no seio de uma comunidade de pescadores, com quem diz ter aprendido o valor do trabalho, da solidariedade e da fé em Deus. Escreveu oito bestsellers que alcançaram o top do New York Times. Daniel Silva foi produtor executivo da programação da CNN em Washington e em 1987 foi nomeado correspondente no Médio Oriente, no Cairo. Viajou muito por toda a região, cobriu a guerra Irão–Iraque, o terrorismo e os conflitos políticos.

Fonte: http://danielsilva-bertrand.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!