quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A casa da alegria de Edith Wharton

WHARTON, Edith - A casa da alegria. 1ª ed. Lisboa : Presença, 1987. 289 p.

A casa da alegria é um romance que nos leva para a alta sociedade nova-iorquina no inicio do século XX. Numa sociedade em que só existem os muito ricos e os muito pobres, o dinheiro é o personagem mais importante e tudo gira à sua volta. A facilidade com que se constroem fortunas e como estas desaparecem é alucinante.

Para as mulheres que habitam neste grupo social só há dois caminhos: ser suficientemente rica ou casar com um homem rico.

A Lily Bart, mulher bela e inteligente, de refinada educação, que nasceu e cresceu neste ambiente falta-lhe esse atributo: ser rica.

Resta-lhe outro caminho: subsistir pelo seu próprio mérito. No entanto numa sociedade controlada pelo dinheiro dos homens e pelo interesse das mulheres, onde os valores morais estão absolutamente desvalorizados, este caminho é extremamente perigoso.

Lily debate-se entre a sua consciência e a necessidade de sobreviver nesse mundo a que quer pertencer, mas que simultaneamente despreza.

“Toda a obra é um impressionante roteiro de um certo estilo de vida ostentoso, num sucessivo destapar de coordenadas do conflito entre personagens, construindo habilmente a espiral da tensão que irá eclodir num bem elaborado duelo de pressões sociais(texto da contracapa do livro)

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!