sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Divulgando o fundo local IX: Crónicas da minha terra

Com o subtítulo Memórias de um Arganilista, o livro crónicas da minha terra, uma compilação de textos publicados sobretudo na década de 90 do século XX no Jornal A Comarca de Arganil por Amândio Galvão, foi publicado em 1996.

As crónicas reunidas neste volume têm como tema as figuras, as instituições e acontecimentos ligados à vida dos Arganilenses, encontrando-se organizados em vários capítulos: Esta palavra Arganil; Ecos de um passado longínquo; Recantos, sítios e arrebaldes; Famílias; Valores tradicionais; Um caso exemplar; Estruturas de interesse social; Desenvolvimento imperfeito; Notas breves sobre figuras notáveis da região e Vária.

Amândio Galvão considerado unanimemente como um arganilense que tratou a arganilidade como ninguém, licenciou-se em Agronomia e foi investigador do Centro de Estudos de Economia Agrária, do Instituto Gulbenkian de Ciência. Desde 1985 que se dedicou ao estudo de diferentes aspectos da cultura arganilense, tendo publicado para além desta obra, vários outros livros sobre Arganil, tais como Em torno das origens de Arganil, Figuras notáveis de Arganil, Roteiro cultural do centro histórico de Arganil, Novas crónicas, para além de livros relacionados com a sua área de formação.
Postumamente foi publicado o livro Memórias que um amigo me deixou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!